Resumo: A justificativa deste trabalho reside na necessidade de compreender o papel do diretor em escola pública desde a administração para a gestão e as mudanças nas relações de trabalho através da implementação e execução de programas de ensino. Portanto, este trabalho irá descrever o processo de gestão escolar, referente a escola pública; compreender as diferentes teorias administrativas relacionadas ao processo de tomada de decisão; compreender a gestão democrática escolar; entender a importância da gestão como meio de melhorar as relações de trabalho escolares. Nesse sentido, esta pesquisa levanta a questão de quais são as funções básicas dos diretores de escolas públicas para garantir a gestão participativa da educação pública. Pensando nisso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de gestão participativa e seu impacto na organização escolar; descrever o perfil do diretor, identificar seu papel na gestão participativa; posicionar a escola como um espaço público para a atuação de todos os participantes, enfatizando a participação a contribuição da gestão do estilo gerencial na melhoria do processo educacional.
DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_002
Autora: Claudia Fernandes Ferreira, Neide Aparecida Barbosa, Rosely Zanata Florentino e Maria Lúcia Mendes de Souza
Data de publicação: 03-07-2024