Resumo: Neste estudo são analisados os dispositivos de distribuição de livros didáticos de alfabetização (também chamados de cartilhas) nas escolas do sul do estado de Mato Grosso tendo como base de estudo e pesquisa a Lei 11.485, de 28 de julho de 2021. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, baseado na literatura e análise da legislação, que examinou documentos legais nacionais e estaduais que orientaram o ensino fundamental nesse período, assim como estudou-se as bibliografias a respeito do tema da alfabetização no estado do Mato Grosso, a fim de aprofundar a compreensão do tema em relação a legislação citada. A partir dos documentos levantados, buscamos compreender os investimentos realizados no ensino da leitura e da escrita à luz desses artefatos. Os resultados obtidos mostram que os dispositivos legais analisados indicam direta ou indiretamente os métodos de alfabetização e os livros didáticos que devem circular nesse contexto, subjetivando as práticas pedagógicas e as formas de pensar a alfabetização que são promulgadas a cada nova lei ou decreto.
DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_004
Autoras: Neide Aparecida Barbosa, Ana Paula Silva de Lima, Rosely Zanata Florentino e Maria Lúcia Mendes de Souza
Data de publicação: 22-07-2024