RESUMO: Este estudo busca refletir sobre a importância das experiências sensíveis vividas no âmbito escolar como orientadora educacional ao acompanhar uma criança com Paralisia Cerebral. Assim, o presente trabalho trata – se de um relato de experiência que foi proporcionado durante a formação docente no curso de Pedagogia no ano de 2023, a partir da experiência profissional como orientadora educacional em uma Escola de Ensino Fundamental no município de Altamira, Estado do Pará. O estudo se deu através da descrição e anotações das experiências durante as aulas. Os registros foram feitos através de: fotografia, observação e anotações. Diante disso, foi possível constatar que a vivência como orientadora educacional proporcionou crescimento profissional e também vivenciar a prática pedagógica, uma vez que as situações do dia a dia em sala de aula vão além dos livros e teorias estudadas durante o curso de pedagogia, fortalecendo assim a formação na área. Além disso, foi possível refletir sobre a importância das experiências sensíveis na educação especial vividas no ambiente escolar. Assim, ganham cada vez mais relevância as discussões sobre as experiências dos profissionais que trabalham com crianças com deficiência nos espaços escolares, e a sua importância torna-se ainda mais evidente com o crescimento de crianças atendidas pela educação especial no Brasil.
Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações!
ISBN da Obra:
978-85-9535-323-7 (e-book)
DOI do Capítulo:
10.36599/itac-978-85-9535-323-7_003
Autora:
Aniele Feiteiro
Data de publicação: 18-06-2025

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