O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

RESUMO: O ensino médio tal, como vinha sendo proposto, não conseguia atender às demandas atuais dos jovens. Estes últimos eram obrigados a cursar várias disciplinas visando à realização do Exame Nacional do Ensino Médio para ingresso no nível Superior, o que nem sempre era objetivo do estudante. Com a promulgação da Lei nº 13.415/2017, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi modificada, estabelecendo-se uma alteração na estrutura e carga horária do Ensino Médio ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais. Por conta dessa lei, também foi definida uma nova organização curricular mais flexível, que permite ao estudante escolher seus itinerários formativos e também uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em face disso, esta pesquisa, de natureza bibliográfica, teve como objetivo geral discutir como deve ser o ensino de língua portuguesa, de modo que o estudante desenvolva as competências requeridas na BNCC. Especificamente, pretende-se conceituar e diferenciar competência de habilidade, discorrer sobre os problemas recorrentes no ensino de língua portuguesa e, por fim, apontar estratégias para um ensino significativo de língua portuguesa.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino. Língua Portuguesa.

 


Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações! 


ISBN da Obra:
978-85-9535-323-7 (e-book)

DOI do Capítulo:
10.36599/itac-978-85-9535-323-7_011

Autora:
Adriana Carvalho do Espírito Santo

Data de publicação: 28-08-2025

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Editora Itacaiúnas
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