Descrição
Este livro tem como objetivo principal aplicar estes conceitos para componentes do curso de Farmácia da UEPB, mas esperamos que possa ser útil também para todos aqueles que desejam romper o paradigma tradicional de ensino e atualizar suas metodologias de ensino. Não foi minha intenção escrever um trabalho acabado, pelo contrário, este livro representa um esforço de tentar adequar minha vivência profissional e experiência docente às metodologias ativas.
Eu me encontro na mesma situação de dezenas de milhares de docentes do ensino superior: sabemos da necessidade de mudar, sabemos que temos que mudar, só não sabemos como fazê-lo.
Meu objetivo é que este relato de experiência possa ajudar outros docentes como eu a encontrar um caminho de como aplicar as metodologias ativas na prática. Sem dúvida isso exige dos professores maior dedicação e habilidade na escolha de conteúdos e exercícios práticos inovadores. Mas o resultado são estudantes aptos a usar suas habilidades para o crescimento econômico do país, o desenvolvimento político, social e cultural.
Sobre o autor
Josimar Medeiros é Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual da Paraíba, com pós-graduação em Análises Clínicas e Mestrado em Saúde Coletiva pela UEPB e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Parasitologia Clínica, Bioquímica Hormonal, Deontologia Farmacêutica e Saúde Pública. É Professor Titular (Doutor D) da Universidade Estadual da Paraíba. Atua principalmente na área de Análises Clínicas, Epidemiologia, Endocrinologia e Parasitologia Humana.