Este livro tem como objetivo principal aplicar estes conceitos para componentes do curso de Farmácia da UEPB, mas esperamos que possa ser útil também para todos aqueles que desejam romper o paradigma tradicional de ensino e atualizar suas metodologias de ensino. Não foi minha intenção escrever um trabalho acabado, pelo contrário, este livro representa um esforço de tentar adequar minha vivência profissional e experiência docente às metodologias ativas.
Eu me encontro na mesma situação de dezenas de milhares de docentes do ensino superior: sabemos da necessidade de mudar, sabemos que temos que mudar, só não sabemos como fazê-lo.
Meu objetivo é que este relato de experiência possa ajudar outros docentes como eu a encontrar um caminho de como aplicar as metodologias ativas na prática. Sem dúvida isso exige dos professores maior dedicação e habilidade na escolha de conteúdos e exercícios práticos inovadores. Mas o resultado são estudantes aptos a usar suas habilidades para o crescimento econômico do país, o desenvolvimento político, social e cultural.
Sobre o autor
Josimar Medeiros é Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual da Paraíba, com pós-graduação em Análises Clínicas e Mestrado em Saúde Coletiva pela UEPB e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Parasitologia Clínica, Bioquímica Hormonal, Deontologia Farmacêutica e Saúde Pública. É Professor Titular (Doutor D) da Universidade Estadual da Paraíba. Atua principalmente na área de Análises Clínicas, Epidemiologia, Endocrinologia e Parasitologia Humana.