Esta é uma coletânea composta por dois livros, que foi elaborada a partir dos estudos realizados por discentes e docentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Interdisciplinaridade do Centro de Formação de Professores situado na cidade de Amargosa – BA, campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. As reflexões trazidas nesses livros exprimem o pensamento crítico sobre a educação brasileira atravessado pelo campo epistemológico da interdisciplinaridade a qual é objeto de estudo desse curso.
Os capítulos aqui reunidos apresentam a educação pensada a partir da perspectiva interdisciplinar, que caminha atravessando os limites fronteiriços dos conhecimentos já a muito tempo demarcados na grade curricular escolar, ou seja, a interdisciplinaridade é um fenômeno educacional e científico contemporâneo que se opõe a um modelo de ensino analítico que secciona os conteúdos curriculares em partições. Desse modo, a intencionalidade dessa coletânea está em colaborar na discussão sobre ampliação do olhar pedagógico para o processo de ensino e aprendizagem, no qual seja valorado nas relações entre todos os saberes que constitui a escola.
O primeiro livro dessa coletânea foi titulado Educação e Interdisciplinaridade: formação de professores, didática e processos de ensino e aprendizagem e está apoiado em discussões que fazem parte da identidade que constitui a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nascida do projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que proporcionou a interiorização das universidades públicas e por consequência democratizou o acesso de estudantes ao ensino superior público causando um impacto econômico, social e educacional em todo seu território. Nesse sentido, advindo da experiência e das pesquisas realizadas nesse território cultural e diversos do Vale do Jiquiriçá esse livro foi organizado em dois eixos que abordam e transpassam a escola, a educação e o seu contexto.
(Os organizadores)