O livro As trajetórias geográficas da Amazônia: uma proposta didática de leitura da sua diversidade tem como intenção apresentar as análises acerca do conteúdo de formação geográfica da Amazônia, sua linguagem e construção foi pensada para atender alunos da Educação Básica, para que os mesmos compreendam essa temática da forma mais lúdica possível.
Tal projeto surgiu como produto de análises avaliativas da disciplina “Amazônia e seu ensino” desenvolvidas com alunos da turma de Geografia do Parfor da Universidade do Estado do Pará, no município de Santarém/Pa, no ano de 2018. Seus autores, que ainda são discentes do curso proporcionaram a construção de um material didático que fosse para além do conteúdo escrito e que pudesse culminar com algo que viesse a ser o mais autoexplicativo possível e dessa forma, surgiu a proposta de produção de revistas que auxiliassem a leitura e discussão de conteúdos analisados em sala de aula nas disciplinas de Geografia e Estudos Amazônicos.
Cabe ressaltar aqui, o grande desafio e inúmeras dificuldades de nossos alunos em produzir esse material, e deixar claro que apesar desse processo, cada uma delas foi superada, dentre elas, a mais expressiva, que foi possibilitar a compreensão de que ao se falar em Amazônia, na verdade está se falando de incontáveis “Amazônias”, pois há que se entender primeiramente, que estamos na Amazônia e que ela não está distante de nós, pois esta não é apenas a leitura da imagem de índios, mata, cobras, jacarés e rios já que todos esses elementos são encontrados e dispostos em meio às diversas paisagens, independente se encontram-se em meio rural ou urbano, pois a Amazônia, ao ser analisada pode ser considerada una e múltipla, uma vez que temos que considerar em sua análise a leitura das relações socioambientais ocorrentes em nosso dia a dia.
A organizadora.