PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: TEORIA E PRÁTICA

RESUMO: A pesquisa busca investigar o papel do pedagogo em uma educação que necessita ser transformada a fim de enfrentar o racismo estrutural presente nas escolas e promover uma educação mais inclusiva e diversa. Nesse contexto, uma abordagem pedagógica crítica e flexível deve desafiar as estruturas racistas, conseguindo reconhecer e valorizar as contribuições históricas dos povos na construção do Brasil. A metodologia adotada no estudo inclui uma revisão das teorias sobre o racismo estrutural, além da análise de dados educacionais que ilustram as desigualdades raciais no Brasil, bem como o levantamento de experiências e práticas pedagógicas que buscam combater essa realidade. A proposta indica que a educação antirracista não deve se limitar à celebração de datas comemorativas, como o “Dia da Consciência Negra”, mas precisa ser incorporada de maneira constante e transversal ao currículo escolar, como um princípio que guie todas as ações pedagógicas. Para isso, é fundamental que os educadores estejam preparados para compreender e combater o racismo, desenvolvendo um trabalho contínuo. Assim, o estudo evidencia a necessidade de transformar o modo como o currículo escolar é estruturado, a fim de integrar e promover uma visão crítica sobre as questões antirracistas, rompendo com a ideia de um ensino neutro que desconsidera as diversas realidades dos alunos. Dessa forma, a pesquisa argumenta que essa abordagem é uma estratégia poderosa para transformar a educação brasileira, que ainda carrega traços de racismo histórico, estrutural e institucional. Ao adotar essa perspectiva, as escolas não estarão apenas cumprindo um papel educacional, mas também atuando como agentes de mudança social, proporcionando aos estudantes uma formação que valorize todas as culturas e identidades, com um compromisso sério em combater o preconceito que ainda persiste no Brasil. Além disso, o estudo destaca a importância da atuação antirracista dos educadores para que estes se tornem agentes ativos na construção de uma educação inclusiva em meio à sociedade. Sendo assim, o estudo explora como as práticas pedagógicas podem ser repensadas e adaptadas para promover uma educação que favoreça a emancipação social e intelectual de todos os estudantes, independentemente da raça ou da região em que vivem. Em suma, o artigo propõe uma reflexão profunda sobre a necessidade dessa educação, destacando a urgência de mudanças significativas nas práticas pedagógicas e curriculares a fim de garantir um ambiente educacional mais justo e respeitoso para com todos.

Palavras-chave: Educação antirracista. Transformação educacional. Práticas Pedagógicas.


Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações! 


ISBN da Obra:
978-85-9535-323-7 (e-book)

DOI do Capítulo:
10.36599/itac-978-85-9535-323-7_006

Autora:

Janete Silva de Senna Barreto Bonfim

Data de publicação: 30-06-2025

ACESSAR PUBLICAÇÃO

Editora Itacaiúnas
Editora Itacaiúnas

Perfil da Redação da Editora Itacaiúnas. Gostaria de publicar uma matéria em nosso site ou anunciar? Entre em contato conosco em editoraitacaiunas@gmail.com.

Compartilhe

Rolar para o topo

Nós e nossos parceiros usamos tecnologias como cookies em nosso site para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego, conforme descrito em nossa Política de Privacidade e Cookies. Clique em Aceitar e Fechar para consentir com o uso dessa tecnologia na web.