O que é a avaliação Qualis Livros da CAPES? Qual o Qualis da Editora? Nessa postagem vamos falar justamente sobre isso de forma clara e objetiva.
QUALIS LIVROS DA CAPES
Trata-se de uma classificação da CAPES para avaliar a qualidade de produções de diferentes campos do conhecimento como, por exemplo, produções oriundas de trabalhos acadêmico-científicos, técnicos ou artísticos vinculados à programas de pós-graduação, podendo ser livros, ebooks, coletâneas, dicionários, enciclopédias ou anais, discentes ou docentes. Os critérios do Qualis Livros visam à avaliação da produção intelectual dos programas de pós-graduação, não do desempenho individual dos pesquisadores. Assim cada livro recebe uma classificação Qualis.
A CLASSIFICAÇÃO QUALIS LIVROS
Na avaliação de livros, cada obra é singular e deve ser avaliada per si. Isso é diferente da avaliação dos artigos em periódicos, onde é a revista que é avaliada e não os artigos. Nesse sentido, uma revista pode ter um classificação qualis; mas uma editora não.
Assim sendo, não há como informar se uma editora tem qualis, pois não tem. A avaliação é individual, ou seja, é feita sobre o livro em si por comissões selecionadas pela CAPES.
Como editora podemos fazer apenas simulações a partir dos relatórios disponibilizados pela CAPES, observando os requisitos solicitados para livros, conforme veremos a seguir.
ESCALA DE AVALIAÇÃO QUALIS LIVROS
A Editora Itacaiúnas edita as obras acadêmicas recebidas para que essas possam ter uma avaliação que atenda o máximo possível dos quesitos da CAPES e assim receber o maior estrato possível na avaliação Qualis Livros. Desse modo, orientamos na preparação dos textos arquivos.
Acompanhando o relatório do GT Livros de 2016 aprovado pelo CTC/ES 2014-2018, a escala de avaliação dos livros deve ser comparável à de produtos técnicos e artísticos, envolvendo cinco níveis, respeitando-se a seguinte ordem:
- L1 (elevada Qualidade), L2, L3, L4 e L5 (menor qualidade).
- LNC (não classificado seria atribuído a possíveis itens incluídos pelos Programas, mas que não atendem os requisitos que definem um livro, podendo ser cartilhas, material didático etc.)
A partir da nota obtida pelo livro (na escala 0 a 100) propõe-se como pontos de corte:
- L1 (acima 85 pts)
- L2 (acima 71 até 84 pts.)
- L3 (acima 61 até 70 pts)
- L4 (acima 51 até 60 pts)
- L5 (até 50 pts)
- LNC
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUALIS LIVROS
Nesse tópico iremos apresentar os critérios de avaliação que são de atribuição da Editora Itacaiúnas. Esses critérios dizem respeito ao que podemos oferecer como editora as publicações de obras com viés acadêmicos. As demais atribuições cabem aos autores informarem junto aos seus programas de pós-graduação a obra publicada; dos programas de pós-graduação submeterem corretamente as obras na Plataforma Sucupira e da própria Comissão de Avaliação da Capes em suas respectivas áreas do conhecimento decidir sobre a avaliação das obras.
Nota-se que se trata de uma rede de atribuições, onde as editoras fazem parte de apenas uma parte dessa rede de atribuição de pontos para um obra acadêmica.
Desse modo, temos três quesitos de avaliação, cada um deles composto por um conjunto de indicadores a se utilizar para a avaliação dos livros:
Compõem o Quesito I – os indicadores formais da qualidade do livro:
Aderência à área de avaliação e perfil institucional estratégico do PPG (cuja resposta negativa poderá atribuir o conceito LNC)
- Idioma (nacional, estrangeiro, multilíngue)
- Tipo de Editora
- Financiamento
- Conselho Editorial
- Informações sobre os autores
- Parecer e revisão por pares
- Índice remissivo
- Vínculo com a linha de pesquisa
Podem ser atribuídos pontos adicionais:
- Premiação
- Indicação como obra de referência por Sociedades Científicas e/ou Profissionais
- Tradução da obra para outros idiomas
Em relação aos indicadores do Quesito I, é fundamental verificar se o item atende os requisitos para a sua classificação como livro, a saber:
- ISBN (ou ISSN, para obras seriadas)
- Mínimo de 50 páginas (segundo definição da Associação Brasileira de
- Normas Técnicas, ABNT)
- Publicação por editora pública ou privada, associação científica e/ou cultural, instituição de pesquisa ou órgão oficial
- Ficha catalográfica ou conjunto similar de informações.
Compõem o Quesito II – um conjunto de indicadores indiretos de qualidade do livro, que exigirá dos avaliadores o exame da obra completa ou, no mínimo, de parte fundamental dela. Neste caso, o grupo de trabalho propõe os seguintes indicadores:
- Natureza do Texto (valorização de produção científica)
- Leitor Preferencial (nível de complexidade do tratamento dos temas)
- Origem da obra (indicador da rede articulada de produção de conhecimento.
Para as Áreas que, preferencialmente, mantiverem a leitura completa da obra como elemento do processo de avaliação substantiva do conteúdo, sugere-se acrescentar os seguintes indicadores, componentes do Quesito III:
- Inovação
- Relevância
- Impacto
São de atribuições da Editora Itacaiúnas atender os seguintes critérios: idioma, tipo de editora, conselho editorial, informações sobre os autores, parecer e revisão por pares, índice remissivo. As demais atribuições são das próprias qualificações dos autores e da análise da obra em si pela Comissão de Avaliação da CAPES. Aos programas de pós-graduação cabem cadastrar essas informações na Plataforma Sucupira CAPES de forma correta.
Para finalizar essa postagem, explicamos que cabe a cada área do conhecimento em suas Comissões de Avaliações, a decisão de avaliar uma obra de maneira completa ou parcial. E que cada área tem a liberdade de montar de maneira flexível a sua própria ficha de avalição. Assim, cada área pode selecionar os quesitos e indicadores que utilizará, definir o peso de cada quesito e indicador, incluir ou retirar categorias, assim como fixar os pontos de cada categoria. Ou seja, os quesitos apresentados pela CAPES, conforme o modelo de template de ficha, devem apenas nortear as Comissões de avaliação por área do conhecimento.
CAPES. Proposta de Classificação de Livros. Grupo de Trabalho “Qualis Livros”. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/12062019-proposta-de-classificacao-de-livros-gt-qualislivro-pdf. Acesso em 28/06/2021.
2 comentários em “Qualis Livros para Editoras”
Muito esclarecedor. Obrigado por postarem.
Ficamos felizes pela sua visita e que bom que o post conseguiu atender suas dúvidas. Obrigado!