RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a utilização da tecnologia como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem dos anos finais do Ensino Fundamental, explorando seu potencial para dinamizar as práticas pedagógicas, promover maior engajamento dos estudantes e desenvolver competências essenciais para a formação integral. A pesquisa parte do pressuposto de que, em um contexto educacional cada vez mais conectado, a incorporação de recursos digitais e metodologias inovadoras não se limita ao uso instrumental de dispositivos, mas envolve uma reorganização da prática docente, pautada na integração consciente da tecnologia aos objetivos pedagógicos. O desenvolvimento do estudo se estrutura em três eixos principais: análise conceitual e histórica da relação entre tecnologia e educação, destacando a evolução de recursos digitais no ambiente escolar; identificação e discussão de metodologias ativas e estratégias pedagógicas que se beneficiam da mediação tecnológica, como ensino híbrido, aprendizagem baseada em projetos e gamificação; e avaliação dos desafios e possibilidades para implementação dessas práticas nos anos finais do Ensino Fundamental, considerando aspectos como formação docente, infraestrutura escolar e inclusão digital. A fundamentação teórica foi elaborada a partir de referências atuais e pertinentes ao tema, selecionadas de produções acadêmicas e científicas que abordam o uso de tecnologias no processo educativo, metodologias ativas e práticas inovadoras. Esse embasamento permitiu a construção de uma base sólida para a análise, contemplando autores que discutem tanto as potencialidades quanto os desafios da integração tecnológica no ensino. Os resultados apontam que a adoção planejada e contextualizada da tecnologia favorece a personalização do ensino, amplia as possibilidades de interação, estimula o protagonismo estudantil e contribui para o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e digitais. Contudo, também evidenciam que a efetividade dessas estratégias depende diretamente da formação continuada dos professores, da disponibilidade de infraestrutura adequada e do acesso equitativo dos estudantes às ferramentas tecnológicas. Conclui-se que a tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, constitui-se em um recurso pedagógico poderoso para transformar a aprendizagem nos anos finais, desde que acompanhada de planejamento, capacitação docente e políticas educacionais inclusivas.
Palavras-chave: Tecnologia educacional. Metodologias ativas. Ensino híbrido. Anos finais do Ensino Fundamental. Inclusão digital. Formação docente.
Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações!
ISBN da Obra:
978-85-9535-323-7 (e-book)
DOI do Capítulo:
10.36599/itac-978-85-9535-323-7_008
Autoras:
Simone Lemes de Queiroz
Luzinete Duarte Bispo
Rosilene Moreira Gomes Fialho
Solange Lemes de Queiroz Vernon
Data de publicação: 20-08-2025

Editora Itacaiúnas
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