RESUMO: A Educação Especial em tempos de Educação Inclusiva no Brasil representa um processo de transformação histórico que visa atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas condições. O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas e as concepções que envolvem a Educação Inclusiva, examinando a implementação das diretrizes legais e políticas educacionais nas escolas brasileiras. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura relevante, incluindo obras de autores como Mantoan e Glat. Os resultados indicam que, apesar dos avanços normativos, a efetivação da inclusão enfrenta desafios, como a resistência de alguns profissionais da educação e a falta de formação adequada. O estudo destaca a importância de um entendimento mais profundo sobre as políticas educacionais e a urgência em promover uma formação docente que atenda à diversidade. Além disso, o histórico da Educação Especial no Brasil revela uma transição de um modelo segregacionista para um paradigma inclusivo, enfatizando a necessidade de uma abordagem que valorize a heterogeneidade e promova a participação de todos os estudantes. O artigo conclui que a inclusão não é apenas uma questão de matrícula, mas requer um compromisso coletivo para garantir acesso, permanência e aprendizado efetivo para todos os alunos. A formação de professores e a utilização de tecnologias assistivas também são fundamentais para a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Palavras-Chave: Educação Especial. Educação Inclusiva Brasil, práticas pedagógicas, políticas educacionais. Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações! ISBN da Obra: 978-85-9535-323-7 (e-book) DOI do Capítulo: 10.36599/itac-978-85-9535-323-7_012 Autores: Adly Gaby, Mário Luiz Assis e Sandra Maria de Jesus Freitas Data de publicação: 25-11-2025 ACESSAR PUBLICAÇÃO
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