EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

EXPERIÊNCIAS SENSÍVEIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

RESUMO: Este estudo busca refletir sobre a importância das experiências sensíveis vividas no âmbito escolar como orientadora educacional ao acompanhar uma criança com Paralisia Cerebral. Assim, o presente trabalho trata – se de um relato de experiência que foi proporcionado durante a formação docente no curso de Pedagogia no ano de 2023, a partir da experiência profissional como orientadora educacional em uma Escola de Ensino Fundamental no município de Altamira, Estado do Pará. O estudo se deu através da descrição e anotações das experiências durante as aulas. Os registros foram feitos através de: fotografia, observação e anotações. Diante disso, foi possível constatar que a vivência como orientadora educacional proporcionou crescimento profissional e também vivenciar a prática pedagógica, uma vez que as situações do dia a dia em sala de aula vão além dos livros e teorias estudadas durante o curso de pedagogia, fortalecendo assim a formação na área. Além disso, foi possível refletir sobre a importância das experiências sensíveis na educação especial vividas no ambiente escolar. Assim, ganham cada vez mais relevância as discussões sobre as experiências dos profissionais que trabalham com crianças com deficiência nos espaços escolares, e a sua importância torna-se ainda mais evidente com o crescimento de crianças atendidas pela educação especial no Brasil. Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações!  ISBN da Obra: 978-85-9535-323-7 (e-book) DOI do Capítulo: 10.36599/itac-978-85-9535-323-7_003 Autora: Aniele Feiteiro Data de publicação: 18-06-2025 ACESSAR PUBLICAÇÃO

AUTISMO E INCLUSÃO SOCIAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

AUTISMO E INCLUSÃO SOCIAL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

RESUMO: A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares é um direito assegurado pela legislação brasileira, especialmente pela Lei nº 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão. No entanto, a efetivação desse direito ainda enfrenta diversos desafios no cotidiano escolar. Entre os principais obstáculos identificados estão a ausência de formação específica para os profissionais da educação, a escassez de materiais e estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades dos alunos com TEA e a resistência, muitas vezes velada, de parte da comunidade escolar em adotar práticas efetivamente inclusivas. Este artigo, por meio de uma revisão sistemática da literatura científica nacional publicada nos últimos cinco anos, busca analisar os principais desafios e apontar estratégias viáveis para a inclusão educacional desses alunos no contexto brasileiro. Os resultados da pesquisa evidenciam que a capacitação contínua dos docentes é essencial para promover práticas pedagógicas mais sensíveis e eficazes. Além disso, a adaptação curricular e o uso de metodologias diversificadas demonstram ser recursos importantes para atender às particularidades de aprendizagem dos estudantes com TEA. A parceria entre escola e família também se destaca como elemento central para o sucesso da inclusão, promovendo um diálogo contínuo e colaborativo em prol do desenvolvimento integral do aluno. Conclui-se que a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva depende de esforços conjuntos entre políticas públicas, formação docente e compromisso institucional, garantindo, assim, o acesso e a permanência com qualidade desses alunos no ambiente escolar. Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações!  ISBN da Obra : 978-85-9535-323-7 (e-book) DOI do Capítulo: 10.36599/itac-978-85-9535-323-7_002 Autores: Fabiane Renata de Freitas Dias Guilherme Brito de Almeida Mirela Tavares Batista Tatiane Cristina de Freitas Dias Data de publicação: 13-06-2025 ACESSAR PUBLICAÇÃO

A GASTRONOMIA DE MATO GROSSO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR: UM OLHAR SOBRE SABORES E TRADIÇÕES

A GASTRONOMIA DE MATO GROSSO COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR: UM OLHAR SOBRE SABORES E TRADIÇÕES

RESUMO: A gastronomia de Mato Grosso é uma rica expressão da cultura popular, refletindo as tradições, histórias e valores da região. Este artigo aborda como os sabores locais e as práticas alimentares são fundamentais para a construção da identidade cultural mato-grossense, destacando a evolução das receitas e a importância da culinária como patrimônio imaterial. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas com moradores locais mais antigos, além de análise de documentos históricos e observações em campo. As entrevistas semiestruturadas permitiram coletar relatos sobre as adaptações e transformações das receitas tradicionais ao longo do tempo, assim como as influências de novos ingredientes e técnicas. Complementando as entrevistas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a culinária de Mato Grosso e visitas a mercados e feiras para observar a comercialização de produtos típicos e as práticas culinárias regionais. A proposta deste estudo é ressaltar a importância da gastronomia de Mato Grosso como um elemento de resistência cultural e identidade. Ao abordar as receitas tradicionais, o artigo discute como as práticas alimentares evoluíram ao longo do tempo, incorporando novas influências sem perder sua essência. Além disso, o artigo sugere que a culinária local pode ser uma poderosa ferramenta pedagógica, integrando-se ao currículo escolar e proporcionando aos estudantes uma aprendizagem que vai além da sala de aula. Ao trabalhar com a gastronomia local, os alunos não apenas aprendem sobre a história da região, mas também desenvolvem um respeito pelas tradições culturais e pela diversidade alimentar. Por fim, este estudo busca contribuir para o fortalecimento da gastronomia como um vetor de identidade regional, promovendo o turismo gastronômico e incentivando práticas sustentáveis. A valorização dos ingredientes locais e das técnicas tradicionais pode, portanto, desempenhar um papel importante no desenvolvimento econômico e cultural de Mato Grosso, ao mesmo tempo em que resgata e preserva as tradições alimentares da região. Capítulo publicado na coletânea Práticas e experiências educacionais e acadêmicas: compartilhando ideias, saberes e inovações!  ISBN da Obra : 978-85-9535-323-7 (e-book) DOI do Capítulo: 10.36599/itac-978-85-9535-323-7_001 Autoras: Flávia Diniz Xavier Gisele Diniz Xavier Katiucia Severino da Silva Lottermann Marcia Francisca Barbosa Santos Raquel Araújo de Souza Data de publicação: 09-05-2025 ACESSAR PUBLICAÇÃO

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERSOS OLHARES

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERSOS OLHARES

RESUMO: Para o desenvolvimento do presente estudo foi escolhido o tema em que se buscará analisar a “Formação dos Professores da Educação Infantil: diversos olhares”. Uma vez que, a educação Infantil é considerada uma das fases mais importante, por ser o período de desenvolvimento cognitivo, afetivo e locomotor, e a formação do professor também é importante e essencial para acompanhar esse processo de desenvolvimento. Quanto a metodologia aplicada o presente artigo desenvolvimento primeiramente uma pesquisa bibliográfica, seguindo do método de pesquisa exploratório e análise de pesquisa qualitativa para assim encerrar as conclusões do estudo. Este artigo buscou apresentar discussões sobre a formação do professor da educação infantil, como se tem sido realizada essas pesquisas e os elementos presentes nesses artigos que demonstrem a importância da formação do professor para essa modalidade de ensino que é a educação infantil. O desenvolvimento do artigo foi realizado por pesquisa realizada em artigos científicos e outros trabalhos já desenvolvidos e apresentados por especialistas e pesquisadores da área de pesquisa da educação infantil e da formação de professor. Analisando a formação do professor da educação infantil, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante. O professor precisa estar sempre buscando conhecimento, pois ele se modifica, não é mutável. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_009 Autoras: Neide Aparecida Barbosa, Ana Paula Silva de Lima, Rosely Zanata Florentino e Andressa Ferreira Costa Data de publicação: 24-10-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

O USO DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES

O USO DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES

Resumo: A gramática da língua inglesa ocupa um espaço significativo no ensino do idioma e tem sido motivo de discussão durante anos, no que se refere ao seu modelo de estudo nas escolas públicas brasileiras. A falta de contextualização no ensino da língua, tem contribuído cada vez mais para a desmotivação dos alunos e a falta de interesse pela disciplina. Dessa forma, o presente estudo tem como foco analisar a importância de se trabalhar a gramática da língua inglesa de forma pragmática e contextualizada, utilizando-se de recursos lúdicos, como jogos, filmes e séries, na busca pela motivação do aprendizado deste idioma, nas salas de aula. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_008 Autora: Camila Figueiredo de Carvalho Melo Data de publicação: 22-07-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL

PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL

Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma revisão bibliográfica sobre a educação linguística antirracista e decolonial, considerando a produção teórica brasileira, publicada no Google Schoolar, no período entre 2013-2023. A pesquisa se fundamenta nas contribuições de autores como Frantz Fanon, Aparecida Ferreira, Gabriel Nascimento e Grada Kilomba, que oferecem bases teóricas essenciais para a construção de uma educação linguística comprometida com a justiça racial e o pensamento decolonial. A abordagem antirracista busca reestruturar as dinâmicas de poder historicamente impostas, reconhecendo a profunda influência colonial nas práticas educacionais e promovendo a valorização das culturas negras. Os resultados apontam que a adoção de uma educação linguística antirracista decolonial é uma estratégia transformadora, fundamental para promover a equidade social e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_007 Autora: Shirley Christina Bomfim Cancela Data de publicação: 22-07-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

DESENVOLVIMENTO E IMPACTO DO PROJETO “UM ENCANTO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CENTRO DE ENSINO SENADOR CARVALHO GUIMARÃES, BURITI BRAVO (MA)

DESENVOLVIMENTO E IMPACTO DO PROJETO “UM ENCANTO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CENTRO DE ENSINO SENADOR CARVALHO GUIMARÃES, BURITI BRAVO (MA)

Resumo:A literatura de cordel é uma forma popular de expressão no Brasil, com versos rimados que abordam diversos temas . Na educação, apesar dos desafios ela é utilizada para ensinar e adaptar conteúdos, promovendo a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de fortalecer a identidade cultural e desenvolver habilidades socioemocionais. Diante disso, o estudo analisou como o projeto “Um Encanto de Cordel” influenciou o interesse pela cultura do cordel e a criatividade de alunos do ensino médio, por meio de uma análise qualitativa das experiências dos participantes. O projeto envolveu alunos do 1º ano do ensino médio da escola pública Centro de Ensino Senador Carvalho Guimarães, na cidade de Buriti Bravo. Houve o desenvolvimento de atividades como debates, exibição de vídeos educativos e criação de materiais visuais no Canva.com. Os alunos produziram sete cordéis no projeto “Um Encanto de Cordel”. Três cordéis na temática educação abordaram a rotina e desafios dos estudantes, enquanto quatro cordéis na temática vivência/localidade exploraram as características das localidades onde vivem. Esses trabalhos refletem a diversidade cultural e pessoal dos alunos, evidenciando seu envolvimento e criatividade na expressão através da literatura de cordel. Conclui-se, que os cordéis não apenas fortaleceram habilidades literárias, mas também abordaram questões como convivência escolar e autonomia na aprendizagem, destacando a importância de um ambiente acolhedor para promover um aprendizado inclusivo e saudável.

ALFABETIZAÇÃO NO ESTADO DO MATO GROSSO

ALFABETIZAÇÃO NO ESTADO DO MATO GROSSO

Resumo: Neste estudo são analisados os dispositivos de distribuição de livros didáticos de alfabetização (também chamados de cartilhas) nas escolas do sul do estado de Mato Grosso tendo como base de estudo e pesquisa a Lei 11.485, de 28 de julho de 2021. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, baseado na literatura e análise da legislação, que examinou documentos legais nacionais e estaduais que orientaram o ensino fundamental nesse período, assim como estudou-se as bibliografias a respeito do tema da alfabetização no estado do Mato Grosso, a fim de aprofundar a compreensão do tema em relação a legislação citada. A partir dos documentos levantados, buscamos compreender os investimentos realizados no ensino da leitura e da escrita à luz desses artefatos. Os resultados obtidos mostram que os dispositivos legais analisados indicam direta ou indiretamente os métodos de alfabetização e os livros didáticos que devem circular nesse contexto, subjetivando as práticas pedagógicas e as formas de pensar a alfabetização que são promulgadas a cada nova lei ou decreto.

MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Resumo: O presente artigo tem como tema Mídias Digitais na educação infantil: os jogos como ferramenta no processo de aprendizagem e seu objetivo principal é identificar ferramentas digitais que contribuam para o desenvolvimento infantil, sendo elas constantes no dia a dia do aluno. Trata-se, também, de buscar alternativas que possam contribuir nas práticas pedagógicas dos docentes que procuram meios de desenvolver atividades usando a tecnologia como estratégia para tornar o aprender mais lúdico. A pesquisa é qualitativa por meio de revisão bibliográfica, instrumento de coleta de dados através questões descritivas para professores do C.M.E.I José Antenor de Oliveira. Observa-se que as mídias mais usadas são as tvs, data show e som, porém alguns professores com finalidade de dinamizar suas aulas estão realizando experiências introduzindo celulares em suas metodologias.

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