Capítulos de coletâneas

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIVERSOS OLHARES

RESUMO: Para o desenvolvimento do presente estudo foi escolhido o tema em que se buscará analisar a “Formação dos Professores da Educação Infantil: diversos olhares”. Uma vez que, a educação Infantil é considerada uma das fases mais importante, por ser o período de desenvolvimento cognitivo, afetivo e locomotor, e a formação do professor também é importante e essencial para acompanhar esse processo de desenvolvimento. Quanto a metodologia aplicada o presente artigo desenvolvimento primeiramente uma pesquisa bibliográfica, seguindo do método de pesquisa exploratório e análise de pesquisa qualitativa para assim encerrar as conclusões do estudo. Este artigo buscou apresentar discussões sobre a formação do professor da educação infantil, como se tem sido realizada essas pesquisas e os elementos presentes nesses artigos que demonstrem a importância da formação do professor para essa modalidade de ensino que é a educação infantil. O desenvolvimento do artigo foi realizado por pesquisa realizada em artigos científicos e outros trabalhos já desenvolvidos e apresentados por especialistas e pesquisadores da área de pesquisa da educação infantil e da formação de professor. Analisando a formação do professor da educação infantil, a busca pelo aperfeiçoamento deve ser constante. O professor precisa estar sempre buscando conhecimento, pois ele se modifica, não é mutável. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_009 Autoras: Neide Aparecida Barbosa, Ana Paula Silva de Lima, Rosely Zanata Florentino e Andressa Ferreira Costa Data de publicação: 24-10-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

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O USO DA GRAMÁTICA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ADOLESCENTES

Resumo: A gramática da língua inglesa ocupa um espaço significativo no ensino do idioma e tem sido motivo de discussão durante anos, no que se refere ao seu modelo de estudo nas escolas públicas brasileiras. A falta de contextualização no ensino da língua, tem contribuído cada vez mais para a desmotivação dos alunos e a falta de interesse pela disciplina. Dessa forma, o presente estudo tem como foco analisar a importância de se trabalhar a gramática da língua inglesa de forma pragmática e contextualizada, utilizando-se de recursos lúdicos, como jogos, filmes e séries, na busca pela motivação do aprendizado deste idioma, nas salas de aula. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_008 Autora: Camila Figueiredo de Carvalho Melo Data de publicação: 22-07-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

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PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL

Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma revisão bibliográfica sobre a educação linguística antirracista e decolonial, considerando a produção teórica brasileira, publicada no Google Schoolar, no período entre 2013-2023. A pesquisa se fundamenta nas contribuições de autores como Frantz Fanon, Aparecida Ferreira, Gabriel Nascimento e Grada Kilomba, que oferecem bases teóricas essenciais para a construção de uma educação linguística comprometida com a justiça racial e o pensamento decolonial. A abordagem antirracista busca reestruturar as dinâmicas de poder historicamente impostas, reconhecendo a profunda influência colonial nas práticas educacionais e promovendo a valorização das culturas negras. Os resultados apontam que a adoção de uma educação linguística antirracista decolonial é uma estratégia transformadora, fundamental para promover a equidade social e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. DOI: 10.36599/itac-978-85-9535-268-1_007 Autora: Shirley Christina Bomfim Cancela Data de publicação: 22-07-2024 ?ACESSAR PUBLICAÇÃO

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DESENVOLVIMENTO E IMPACTO DO PROJETO “UM ENCANTO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL CENTRO DE ENSINO SENADOR CARVALHO GUIMARÃES, BURITI BRAVO (MA)

Resumo:A literatura de cordel é uma forma popular de expressão no Brasil, com versos rimados que abordam diversos temas . Na educação, apesar dos desafios ela é utilizada para ensinar e adaptar conteúdos, promovendo a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de fortalecer a identidade cultural e desenvolver habilidades socioemocionais. Diante disso, o estudo analisou como o projeto “Um Encanto de Cordel” influenciou o interesse pela cultura do cordel e a criatividade de alunos do ensino médio, por meio de uma análise qualitativa das experiências dos participantes. O projeto envolveu alunos do 1º ano do ensino médio da escola pública Centro de Ensino Senador Carvalho Guimarães, na cidade de Buriti Bravo. Houve o desenvolvimento de atividades como debates, exibição de vídeos educativos e criação de materiais visuais no Canva.com. Os alunos produziram sete cordéis no projeto “Um Encanto de Cordel”. Três cordéis na temática educação abordaram a rotina e desafios dos estudantes, enquanto quatro cordéis na temática vivência/localidade exploraram as características das localidades onde vivem. Esses trabalhos refletem a diversidade cultural e pessoal dos alunos, evidenciando seu envolvimento e criatividade na expressão através da literatura de cordel. Conclui-se, que os cordéis não apenas fortaleceram habilidades literárias, mas também abordaram questões como convivência escolar e autonomia na aprendizagem, destacando a importância de um ambiente acolhedor para promover um aprendizado inclusivo e saudável.

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ALFABETIZAÇÃO NO ESTADO DO MATO GROSSO

Resumo: Neste estudo são analisados os dispositivos de distribuição de livros didáticos de alfabetização (também chamados de cartilhas) nas escolas do sul do estado de Mato Grosso tendo como base de estudo e pesquisa a Lei 11.485, de 28 de julho de 2021. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, baseado na literatura e análise da legislação, que examinou documentos legais nacionais e estaduais que orientaram o ensino fundamental nesse período, assim como estudou-se as bibliografias a respeito do tema da alfabetização no estado do Mato Grosso, a fim de aprofundar a compreensão do tema em relação a legislação citada. A partir dos documentos levantados, buscamos compreender os investimentos realizados no ensino da leitura e da escrita à luz desses artefatos. Os resultados obtidos mostram que os dispositivos legais analisados indicam direta ou indiretamente os métodos de alfabetização e os livros didáticos que devem circular nesse contexto, subjetivando as práticas pedagógicas e as formas de pensar a alfabetização que são promulgadas a cada nova lei ou decreto.

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MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OS JOGOS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Resumo: O presente artigo tem como tema Mídias Digitais na educação infantil: os jogos como ferramenta no processo de aprendizagem e seu objetivo principal é identificar ferramentas digitais que contribuam para o desenvolvimento infantil, sendo elas constantes no dia a dia do aluno. Trata-se, também, de buscar alternativas que possam contribuir nas práticas pedagógicas dos docentes que procuram meios de desenvolver atividades usando a tecnologia como estratégia para tornar o aprender mais lúdico. A pesquisa é qualitativa por meio de revisão bibliográfica, instrumento de coleta de dados através questões descritivas para professores do C.M.E.I José Antenor de Oliveira. Observa-se que as mídias mais usadas são as tvs, data show e som, porém alguns professores com finalidade de dinamizar suas aulas estão realizando experiências introduzindo celulares em suas metodologias.

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A FUNÇÃO DO GESTOR ESCOLAR NO PAPEL DE DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA

Resumo: A justificativa deste trabalho reside na necessidade de compreender o papel do diretor em escola pública desde a administração para a gestão e as mudanças nas relações de trabalho através da implementação e execução de programas de ensino. Portanto, este trabalho irá descrever o processo de gestão escolar, referente a escola pública; compreender as diferentes teorias administrativas relacionadas ao processo de tomada de decisão; compreender a gestão democrática escolar; entender a importância da gestão como meio de melhorar as relações de trabalho escolares. Nesse sentido, esta pesquisa levanta a questão de quais são as funções básicas dos diretores de escolas públicas para garantir a gestão participativa da educação pública. Pensando nisso, este estudo tem como objetivo compreender o processo de gestão participativa e seu impacto na organização escolar; descrever o perfil do diretor, identificar seu papel na gestão participativa; posicionar a escola como um espaço público para a atuação de todos os participantes, enfatizando a participação a contribuição da gestão do estilo gerencial na melhoria do processo educacional.

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PLANO DE TRABALHO NA GESTÃO DA EMEF. 15 DE OUTUBRO, CAMPOS DE JÚLIO/MT, BIÊNIO 2023/2024

Resumo: Em resposta ao Edital para Diretor na Rede Municipal de Ensino de Campos de Júlio-MT, apresento meu Plano de Trabalho para a Escola Municipal 15 de Outubro. Baseado no Projeto Político Pedagógico e no Regimento Interno, o plano visa uma Gestão Democrática Participativa, integrando comunidade, professores e alunos. Com 18 anos de experiência na educação pública, meu foco é garantir o pleno funcionamento da escola, promovendo aprendizagem de qualidade, gestão transparente dos recursos e participação ativa da comunidade escolar. Meu compromisso é com uma educação inclusiva e de excelência, preparando os estudantes para os desafios futuros.

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ECOS DA NATUREZA: A JORNADA DA SUCESSÃO ECOLÓGICA

Resumo: O ensaio explora a sucessão ecológica, que é a mudança na composição e estrutura das comunidades vegetais ao longo do tempo. Aborda conceitos teóricos, como as visões de Clements e Gleason, e discute os tipos de perturbações que iniciam a sucessão, como fogo e tempestades, e as categorias de sucessão primária e secundária. Analisa métodos de estudo, incluindo cronossequências e dendrocronologia, e examina mecanismos como facilitação, inibição e tolerância. Destaca ainda a importância de se compreender e investigar a sucessão ecológica, visando especialmente restaurar ecossistemas degradados e manejar áreas naturais.

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