Foi com imensa alegria que recebi o convite para prefaciar o livro digital “ASSUNTOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL”. Este livro digital, escrito por mãos de especialistas, oferece um forte diferencial de estudos na área da Educação Especial. Os colaboradores deste livro digital apresentam um olhar direcionado para o lado humano, enxergando inúmeras perspectivas e caminhos a serem seguidos na direção da formação integral e investindo no potencial que cada um traz consigo, na intenção de se desenvolver, evoluir e transpor os seus limites, a fim de conquistar seus lugares na sociedade e vivenciar experiências longe de padrões adotados cultural e historicamente, que muitas vezes desconsideram o real significado de humanidade. Estes profissionais, e eu me incluo neste grupo, acreditam e lutam por uma sociedade inclusiva com práticas que envolvem a equidade e o respeito por toda a diversidade.
Sendo assim, iniciamos os textos com informações sobre AS RELAÇÕES ENTRE INCLUSÃO, EXCLUSÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Um texto amplo e comparativo onde as terminologias impostas pela sociedade navegam em meio as dificuldades em se conceituar. Seguindo os capítulos, DA EXCLUSÃO SOCIAL À INCLUSÃO SOCIAL: EIXOS TEÓRICOS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, altamente relevante na sociedade. É uma mudança de paradigmas que percorre por uma longa caminhada a partir de um pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. Acreditamos que para acontecer esse trabalho de forma eficaz é importante que exista parceria entre o professor de sala de aula regular e o especialista da Educação Especial, para juntos estabelecer o percurso e as metas a serem alcançadas a fim de que os estudantes se desenvolvam e tenham sucesso na vida. E não se pode falar desse sucesso sem considerar a participação da Instituição de Ensino Superior através do capítulo intitulado UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS. Considerando o ENSINO INCLUSIVO: PONDERAÇÕES ACERCA DOS DESAFIOS NO PROCESSO EDUCATIVO, este capítulo vem na certeza de que os desafios estão postos e que é possível superá-los. E nessa certeza de que O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM CEGUEIRA, oportuniza uma ferramenta ímpar no trato em especial com a deficiência visual, mas também otimiza o processo de inclusão em ambiente escolar. E por fim, esta obra traz O AUTISMOE SUAS ESPECIFICIDADES, colaborando com este universo riquíssimo de detalhes e que é precioso e pertinente neste momento de inclusão na sociedade. Uma leitura rica e agradável, na expectativa de que esse time de sucesso possa oferecer com amor e competência dados que qualificam e validam a evolução do ser humano completo.
Prof. Fabio José Antonio da Silva
Organizador
Sobre o organizador
Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Profissional de Educação Física no SUS.