O presente trabalho baseia-se numa análise importante sobre a inserção de práticas pedagógicas bem fundamentadas em estratégias metacognitivas de leitura aplicadas na sala de aula. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, expõe-se ponto de vista fundamentada na compreensão da necessidade de um trabalho sistematizado do ensino da leitura, que vise ao estímulo dos alunos na realização de leituras conscientes e monitoradas. Tal conquista pretende ser alcançada a partir de um trabalho que considera um nível cognitivo de leitura, partindo-se para um desenvolvimento de estratégias metacognitivas de leitura, através da dinamicidade das atividades, bem como do cultivo do hábito e do prazer propiciados aos alunos durante as práticas com a leitura. Dessa maneira, deseja-se promover, além de uma reflexão acerca das metodologias de ensino, a conscientização de que se faz necessária a solidificação de práticas inovadoras e pautadas na idealização da eficácia no processo de ensino/aprendizagem da leitura significativa.
SOBRE A AUTORA
Cínthya Nicoléia Maristênia Félix da Cunha, possui graduação em Letras – Português pela Universidade Estadual do Piauí(2009) e especialização em Especialização em Linguística e Ensino pela Universidade Estadual do Piauí(2013). Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas:Processos fonológicos, Monotongação, Ditongação, Ensino.
Contato: [email protected]