A obra é fruto de Experiências investigativas no Ensino de Ciências, desenvolvidas no contexto da formação inicial de professores, no âmbito do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Destaca-se pela qualidade e diversidade de temas abordados.
Motivados por diálogos e reflexões provenientes de nossa experiência docente, momento em que transformamos nossa sala de aula em espaço de desenvolvimento de pesquisa e de produção de conhecimento, que conduziu este grupo de professores a socializar suas experiências (de ensino e de pesquisa), ultrapassando os muros das escolas e chegando à mão de muitos outros professores.
Este livro é constituído por cinco capítulos que abordam experiências distintas com temas que denotam a preocupação por questões de relevância socioambiental, principalmente aquelas em que se destacam o contexto amazônico e a abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS).
O primeiro capítulo, “Consumo e sustentabilidade: uma abordagem à pegada ecológica no ensino de ciências”, traz a análise de uma experiência formativa, nos moldes de um estudo de caso no ensino, que discutiu a problemática do consumo a partir da atividade “pegada ecológica”, que estimulou os alunos a produzirem uma “Carta Aberta à Sociedade” como atividade final da estratégia de ensino. O capítulo “Mediações teatrais no ensino do corpo humano: contribuições para a formação de professores e o fazer docente diferenciado” apresenta a análise de uma intervenção pedagógica, mediada pelo teatro, para tratar do tema corpo humano e saúde, com ênfase em sua dimensão social. O terceiro capítulo, “Música no varal”: a educação para a sustentabilidade na/para a Amazônia”, é parte de uma pesquisa intitulada “Energia e sustentabilidade”, que visou analisar os limites e as possibilidades de uma abordagem de ensino com enfoque CTS. Para este livro, foi utilizada a análise crítica da música ‘Saga da Amazônia”, de Vital Farias.
Os capítulos quatro e cinco analisam diferentes aspectos de uma ação pedagógica, que teve por tema “usos e abusos da energia nuclear”, a partir da abordagem CTS. Tal estudo foi desenvolvido por meio de diversas atividades, como exemplo a análise de fotografias, filmes, músicas, produções textuais e debates, frente a uma questão sociocientífica. Assim, o capítulo “O lúdico na apreensão das questões CTS” refere-se à análise crítica da canção “Rosa de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes, e o capítulo “Relação entre ciência, tecnologia e sociedade: o que pensam os alunos da licenciatura integrada” analisa respostas a um questionário que se propôs a revelar a concepção dos graduandos em relação à necessidade de uma formação científica em um mundo marcado pela presença da ciência e da tecnologia, assim como sobre a importância do enfoque CTS para a educação, de um modo geral, e, de forma mais específica, para o ensino de ciências.
A expectativa desta obra é inspirar professores ou futuros professores da educação básica e/ou superior a tratar em suas aulas questões de relevância social, de modo a contribuir com a formação cidadã. Boa leitura!
Nívia Magalhães da Silva Freitas
Elinete Raposo Ribeiro
Nadia Magalhães da Silva Freitas
(As organizadoras)