O livro marketing descomplicado faz jus ao seu título não só por conter uma linguagem que atende tanto ao público académico que está ingressando no vocabulário técnico dos estudos do marketing, como também, a empresários e empreendedores que precisam conhecer a importância destes estudos para o desenvolvimento de seus negócios. Ao abarcar os principais pontos a serem estudados no marketing, de forma sequenciada, propiciando assim, uma compreensão mais holística ao leitor, o livro não só ensina as aplicações básicas do marketing, como leva os leitores a entenderem as novas relações entre o consumidor e o mercado acometidas no século XXI. O empoderamento do consumidor causado pelo externar de seus conceitos, acerca de suas experiências comerciais, através do seu ciclo de relacionamentos online, torna indubitável a necessidade do aprofundamento por partes das organizações dos estudos do marketing. Este livro possui um capítulo que trata do posicionamento e diferenciação das organizações que revela justamente esta necessidade, que perpassa pelo conhecimento das organizações quanto ao seu consumidor, seu mercado, seu produto, seu preço, seu posicionamento e sua marca, caminho este do conhecimento que é ofertado por este livro, escrito em uma sequência didática e descomplicada. Os conceitos e teorias abordadas são sintetizadas não só pelo arcabouço oferecido pela literatura, mas pelo contingente de conhecimentos acumulados pela experiência de mercado do autor, que coloca em sua escrita, a vivência mesclada de um administrador, professor, consultor, palestrante e, principalmente, de um profissional de marketing. O livro ensejou-me uma reflexão sobre a aplicabilidade do marketing no cotidiano de minhas ações enquanto administrador e já tenho colhido os frutos da aplicação dos conhecimentos apreendidos neste livro. Desejo que todos sejam abençoados na prática dos conhecimentos por este adquiridos.
Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca
Administrador, mestre em Desenvolvimento Socioeconômico, professor e autor dos livros “A Nova Educação Profissional no Brasil do Século XXI”, “Aprender a Ser: a arte do benchmarking” e coautor dos livros “A influência do perfil do microempreendedor informal na longevidade empresarial”, “A Educação Profissional na Era Pós-Fordista Brasileira”, “Treinamento e Desenvolvimento (T&D): aplicabilidade de um plano de desenvolvimento individual em uma equipe de projetos de uma S.A” e “O Marketing de Relacionamento como ferramenta de otimização da gestão da demanda e da capacidade”.
Sobre o autor
Mauro Leray é administrador com MBA em Gestão Empresarial, pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas, pós-graduado em Marketing. É palestrante reconhecido, professor universitário e Coordenador do curso de Administração da Universidade Ceuma, no Campus Turu, em São Luís/MA.
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