Este livro registra uma dos momentos mais sensíveis em que o mundo inteiro vivenciou. A pandemia da COVID-19 proporcionou ao mundo um longo período de adaptações em várias instâncias sociais. À Educação Superior, foi necessária a migração do ensino presencial para o ensino em ambientes digitais em caráter emergencial, onde as Universidades Públicas e Privadas reformularam a prática da docência para o modo remoto visando que os discentes continuassem os seus estudos.
Neste contexto de isolamento social e acadêmico, esse relato de experiência discute a adaptação para o modo remoto da disciplina de Métodos de Pesquisa em Mídias Digitais do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde atuei como substituta. Neste período, houve a necessidade de ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem no processo pedagógico em ambientes digitais.
Assim, esse e-book traz à baila essas adaptações, desafios e futuro imerso em uma ambiência de incertezas, medos, em que a educação é intimada a se reinventar galgando outros modos de exploração e usos das tecnologias digitais que façam a mediação do ensino-aprendizagem de forma intensa e cotidiana. Espero que proporcione reflexões sobre como a educação se desdobrou neste período de pandemia e pós-pandemia e que possa encontrar e juntar outras vozes na luta pela educação pública de qualidade.
Boa leitura!
(A autora)