O curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), adota em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o uso de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de modo a inserir os acadêmicos em cenários reais, promovendo ação-reflexão-ação, e uma das atividades desenvolvidas é a Atividade Integrada de Saúde (AIS), que tem como objetivo proporcionar a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares dos eixos temáticos do curso. No primeiro semestre de 2022, a turma de Enfermagem 2021 em Santarém, escolheu como cenário para realização da AIS, a colônia de pescadores Z-20. A atividade de pesca é reconhecida por sua importância econômica, embora os pescadores nem sempre sejam valorizados, ao contrário, muitas vezes são esquecidos pela sociedade, e aspectos relacionados a saúde são negligenciados. Utilizou-se a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez com cinco etapas: observação da realidade (identificação do problema), pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade (prática). Como ponto de partida, ainda devido as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a observação da realidade se deu a partir da leitura e análise do artigo “O perfil de trabalho e saúde do pescador artesanal de Santarém-PA” (MARINHO; NEVES, 2021), no qual aborda inúmeros problemas relacionados à saúde dos pescadores. Após a análise, foram destacados os principais problemas, como: exposição solar, doenças relacionadas ao esforço físico, dificuldade de acesso ao Sistema único de Saúde (SUS), ausência de água tratada/condições inadequadas de higiene, acidentes por animais peçonhentos/afogamentos e falta de conhecimento sobre as doenças/doenças frequentes. Dessa forma, a turma foi dividida em 6 grupos, e cada grupo ficou responsável por abordar um tema/problema que será apresentado na forma de capítulo desta coletânea. Assim, destaca-se a importância da metodologia da problematização no processo ensino-aprendizagem, possibilitando a formação de um profissional crítico, reflexivo e transformador da realidade, e busca-se valorizar a produção cientifico-acadêmica de alunos e professores.
Dra. Adjanny Estela Santos de Souza
Docente da Universidade do Estado do Pará – Campus XII – Santarém