A ideia da construção de um livro entre grupos de pesquisadores de Brasil e Cuba nasceu em 2018, em Santiago de Cuba, precisamente nas reuniões com os professores do Centro Municipal Universitário (CUM) de San Luís, da Universidade de Oriente. Durante os habituais encontros na Universidade regados à simpatia e excelente comida cubana, percebeu-se que havia identidade nos temas tratados nos grupos de pesquisa, sobretudo, em relação à questão socioambiental e sua influência na pesquisa científica e na formação docente.
Considerou-se importante organizar e compartilhar as experiências acadêmicas e, para ampliar esse projeto, cruzou-se o Atlântico para convidar os colegas de Moçambique, lá do outro lado da África. E assim, em 2019 foi organizado o primeiro livro: Horizonte Sul-Sul: compartilhando saberes entre Brasil, Cuba e Moçambique, dedicado a apresentar artigos e relatos de experiências do grupo de professores.
O livro que agora se apresenta com o nome de “Saberes ambientais e práticas docentes em diferentes contextos”, tem objetivo de trazer as práticas dos professores na formação dos docentes no Centro Universitário Municipal de San Luís (Univerdad de Oriente- Cuba), das Universidades do Licungo e de Rovuma (em Moçambique) e do grupo de Pesquisa Paisagem e Planejamento Ambiental (GEPPAM) da Faculdade de Geografia (Universidade Federal do Pará-Brasil).
Com uma abordagem interdisciplinar, os autores cubanos discorrem sobre temas relacionados à educação ambiental para atingir o desenvolvimento sustentável e, nesse contexto, elaboram projetos conjuntos que fortalecem a formação docente e a extensão universitária. Os professores de Moçambique focam em metodologias para ensino de geografia, dando ênfase na importância do trabalho de campo e uso das geotecnologias. Já os relatos dos autores brasileiros tratam tem dois aspectos: ações da extensão universitária com os alunos da Faculdade de Geografia com o Projeto de Extensão Entre Marés: compartilhando saberes, e a experiências de ensino-aprendizagem na educação básica.
Externando grande felicidade nessa consolidação de parcerias com os professores das instituições de Cuba e Moçambique, quero agradecer a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo financiamento do Estágio Pós-Doutoral realizado no Programa CAPES/MES CUBA, em 2018. Agradeço a Universidade do Pará (UFPA), Universidad de Oriente, em Cuba e Universidades Licungo e Rovuma, em Moçambique.