A literatura é indispensável na escola por ser a ferramenta necessária para que a criança entenda o que passa ao seu redor, despertando o gosto pela leitura.
Desse modo, a literatura precisa ser usada para instigar a vontade pela leitura, porque ela tem o poder de favorecer gozo, entusiasmo e magia quando estudada de maneira expressiva e, no aluno, tem o poder de desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento por meio de uma aprendizagem prazerosa (LOPES; NAVARRO, 2014).
A família e os professores têm papel substancial para auxiliar os infantis a desenvolver o gosto pela literatura. De acordo com Brenman, estes precisam ter modelos de leitores e ter contato com os livros, seja em livrarias, bibliotecas ou salas de leitura. Estimular a leitura é mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência.
O ato de ler então, não representa apenas a decodificação, já que não está imediatamente ligada a uma experiência, fantasia ou necessidade do indivíduo, vai mais além, é um exercício transformador, capaz de transpor imensuráveis sensações de prazer e aprendizagem. Nesta perspectiva, notamos o quão mágico pode ser um livro nas mãos de uma criança, que mediada por um professor ou familiar, pode utilizá-lo para apoio e parte dos demais processos do seu desenvolvimento e faz com que esta deixe de ser o agente e passe a ser o próprio processo transformador, causando uma internalização do princípio do livro na sala de aula, que para o professor é fonte de divisão e saber.
A literatura é um meio de encontrar a si mesmo e encontrar o mundo, incentivando a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, objetivos elencados como eixos do currículo nas práticas pedagógicas da educação infantil.
(A autora)
Sobre a autora
FÁTIMA STELA BEZERRA VIANA BARBOSA
Doutoranda EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (2019), Mestrado em Ciências da Educação (2013), revalidação pela Universidade Federal do Ceará, graduação em LICENCIADO EM PEDAGOGIA pela Universidade Regional do Cariri (2005), FILOSOFIA pela Faculdade Evangélica do Meio Norte, e em Formação Teológica pela Faculdade de Teologia Hokemãh (2005), Especialização em Metodologia Inovadora aplicada a Educação pelo Centro Universitário Internacional e em Formação Pedagógica com ênfase na Educação Profissional pelo Instituto Florence de Ensino Superior.
Prestou serviços como professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú e Instituto Florence de Ensino Superior. De 2017 até abril de 2020 atuou como Diretora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMECTI de Codó/MA. Em maio de 2020 assumiu o cargo de Secretária Municipal de Educação. No período de maio à outubro de 2021 exerceu a função de Diretora de Educação na Unidade Regional de Educação – URE/Codó, e em novembro de (2021) assumiu a função de Gestora Regional de Educação.
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