Este trabalho teve como propósito verificar a política de democratização da gestão nos Institutos Federais de Educação do Ceará e procurar identificar a gestão aplicada nessas instituições, se ela é democrática, bem como, a relação existente entre esta gestão e a qualidade do ensino-aprendizagem. Fez-se, também, um estudo sobre a democracia, sua trajetória no Brasil e no mundo, como ela pode e deve ser vivenciada na escola e consequentemente os benefícios gerados com essa vivência no cotidiano escolar. Os procedimentos deste estudo envolveram revisão bibliográfica, análise dos dados obtidos por intermédio da aplicação de questionários à população de diretores gerais e a uma amostragem dos segmentos de servidores administrativos e docentes, que possibilitaram a comprovação da relação existente entre uma gestão democrática e os resultados alcançados na qualidade do ensino-aprendizagem.
Sobre a autora
Maria de Fátima Morais Alves é natural da cidade de Iguatu-CE, graduada em Letras-Português/Inglês pela UECE – Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Atualmente ocupa o cargo de auxiliar em administração e a função de Chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – campus Iguatu.