O presente trabalho buscou refletir sobre a aplicação da metodologia sala de aula invertida para alunos de cursos técnicos de nível médio em uma escola estadual, por meio de uma pesquisa teórico bibliográfica combinada com uma pesquisa de campo. O objeto de análise é a reflexão sobre os dados da aplicação da metodologia em um público de jovens acima de dezessete anos e adultos, em sua maioria, trabalhadores. Tais alunos são indivíduos com diversas atividades em seu cotidiano, necessitando de metodologias que os desafiem e os incentivem a continuar nos bancos da escola para aquisição de conhecimento para sua profissionalização. Por conseguinte, observou-se como a sala de aula invertida pode estimular a forma de ensinar e aprender, na realidade do público adulto. Ainda foi possível observar como as mudanças nos métodos de ensino com metodologias ativas, sendo por meio da inserção das tecnologias de comunicação e informação ou outras tecnologias, é um diferencial para manter a motivação dos estudantes. Desta forma, reconstituiu- se não só os conceitos sobre o método de ensino e aprendizagem, como também as diferentes abordagens na sala de aula invertida, evidenciando, por meio da reflexão teórica, a importância do planejamento do professor para que atue na mediação do ensino, sobretudo no público de jovens e adultos. Conclui-se que a capacidade do professor em aplicar novas metodologias é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, associado, claramente, ao envolvimento dos alunos, com a finalidade de que a aprendizagem nos cursos técnicos possa ser conduzida com práticas atrativas, além de se tornar significativa na formação profissional.
(A autora)