A elaboração da cartilha “Aprendendo os fenômenos climáticos de um jeito divertido” se deu em primeiro momento apenas como requisito avaliativo dos graduandos do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade do Estado do Pará, na intenção inicial de obter os créditos na disciplina Climatologia, ministrada no ano de 2015.
O processo pelo qual ela teve sua origem passou a priori pelas aulas ministradas no campus da UEPA do município de Vigia de Nazaré, e como de práxis este contou com aulas teóricas sobre as discussões epistemológicas e práticas de estudiosos da ciência do clima.
Esse material foi desenvolvido com a criatividade e persistência dos graduandos e apresentada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ester Nunes Bibas, na cidade de Vigia de Nazaré em novembro do mesmo ano, atividade esta que foi elaborada sem fins lucrativos, com a única intenção de promover a maior aprendizagem de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental dessa escola, levando em consideração que o papel das Instituições de Nível Superior – IES é proporcionar ao seu discente a interrelação entre: ensino, pesquisa e extensão, o que virá a contribuir substancialmente com a formação profissional e cidadã do mesmo.
Após a apresentação na escola foi observado a grande dificuldade dos alunos da Educação Básica em compreender as dinâmicas climáticas e seus conteúdos ministrados em sala de aula, e a expressiva forma pela qual a apresentação da cartilha e suas dinâmicas divertidas de ministrar os conteúdos climáticos, outrora só vistos a partir de termos eminentemente técnicos dos livros didáticos e em grande parte sem nenhuma interrelação com seu espaço de vivência, mostrou o quanto tais discussões podem ser apreendidas e a qualidade de seu resultado que se mostrou surpreendente ao longo da dinâmica em sala.
É de grande relevância frisar que esse material se fez uso de imagens públicas e privadas da internet, por justamente ser uma primeira experiência dos alunos com esse tipo de produção que requer um conhecimento mais profundo de informática mas que em grande parte este se mostra ainda muito deficiente, e que dentre esse e outros motivos a cartilha não terá finalidade outra que não seja a divulgação para uso nas escolas e entre estudantes da educação básica e desse forma, sem fim lucrativo de qualquer natureza.
A intenção da elaboração e socialização desta cartilha nas escolas de Educação Básica é que ela venha a contribuir com a facilitação da compreensão dos conteúdos climáticos ministrados em sala de aula, proporcionando maior interesse dos mesmos por parte dos alunos, bem como, dar continuidade ao exercício dos graduandos em seus futuros locais de atuação profissional, que serão em grande parte as escolas.
Toda essa reflexão tem a finalidade de ressaltar que as universidades têm o papel prioritário de trazer novas propostas de atuação, resolução e desenvolvimento de problemáticas voltadas à sociedade, não podendo se fechar em seus muros e limitar o grande mundo do saber entre suas paredes.
A organizadora.