Este pretenso trabalho é fruto do estágio supervisionado II, ao qual tem como objetivo demonstrar a importância da linguagem cartográfica no ensino fundamental, trazendo à tona os desafios e possibilidades acerca do ensino e aprendizagem dentro de sala de aula. Os autores que serviram de base para esta pesquisa foram Almeida (1994), Passini (1994), Pontuschka (2009), Sposito (2009), Katuta (2006) Simielle (2007). A metodologia abordada na pesquisa foi a qualitativa e também o estudo de caso. Levando em consideração estratégias sobre a formação do professor e a importância e necessidade da educação cartográfica na escola, escola está pública do Município de São Miguel do Guamá (PA). Os resultados alcançados, e possível destacar o novo olhar da professora em questão a respeito da cartografia, além da importância trazida ao aluno, transformando as aulas de geografia muito mais envolventes.
OS AUTORES
José Renan Araújo Souza, Alcione Santos de Souza, Natalina dos Santos Medeiros e Luis de Souza Freitas