O ingresso em um curso de Graduação de uma universidade pública requer do estudante o conhecimento e o desenvolvimento de competências fundamentais para a sua formação acadêmica. Um dos principais entraves observados para a concretização deste cenário se refere à evasão que ocorre, sobretudo, no começo da vida acadêmica, ocasionada seja pela impossibilidade socioeconômica de manter o vínculo institucional, seja pela dificuldade de inserção no ambiente científico. Deste modo, verifica-se a necessidade da implementação de iniciativas que auxiliem os alunos ingressantes e suscitem seu interesse com relação a questões específicas da universidade.
A partir desta perspectiva ressalta-se a importância de projetos como o Programa de Tutoria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto de Letras. Os tutores são alunos dos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Literatura e em Estudos de Linguagem. A equipe de Tutoria busca contribuir para a superação de desafios nos primeiros anos da vida acadêmica, oferecendo aos graduandos um amplo leque de atividades como palestras, oficinas, minicursos, disciplinas optativas, entre outros. Entre tais atividades gostaríamos de destacar o evento intitulado “I Encontro do Programa de Tutoria Letras UFF – Construindo saberes juntos: um evento de alunos para alunos”, realizado em 22 de outubro de 2020, em formato inteiramente virtual e gratuito. Diante do reduzido número de eventos que tenham como foco as pesquisas de estudantes de graduação, o I Encontro buscou promover a partilha de saberes entre alunos, tutores e docentes envolvidos, além de ajudar os graduandos a executar práticas como a apresentação ou a submissão de trabalhos em eventos acadêmicos.
Esta publicação é fruto dos trabalhos apresentados pelos graduandos no I Encontro do Programa de Tutoria do Curso de Letras, bem como da atuação dos revisores discentes. Os doze artigos de graduandos que compõem esta edição são construídos a partir de quatro eixos temáticos: Linguística, Literatura, Língua Estrangeira e Educação. Foram aceitas propostas de comunicação que abarcassem pesquisas, atividades ou relatos de experiência oriundos de disciplinas cursadas ou de projetos científicos realizados (PIBIC, PIBID, Licenciaturas, estágios pedagógicos, entre outros), assim como propostas inéditas relacionadas aos eixos temáticos. Buscamos manter a maior aproximação possível aos trabalhos originais dos autores por considerar a escrita discente ainda em processo de formação. Seus textos revelam as mais variadas competências, abordagens teóricas e experiências de fundamental importância para a trajetória acadêmica de jovens pesquisadores.
O texto de Professora Ana Borges (Tutoria e ação transformadora) abre a publicação. Assim, o livro almeja agregar uma ampla rede de pesquisadores e pesquisadoras que procuram, coletivamente, promover a ciência e contribuir para a Universidade pública de qualidade e a construção de uma sociedade democrática e igualitária. Da organização do evento à publicação deste primeiro E-book da Tutoria de Letras, muitas contribuições foram realizadas em prol de um objetivo em comum: estimular a autonomia individual e a formação acadêmica dos alunos da área de Letras.
Por fim, gostaríamos de agradecer a Prof. Luiz Sérgio Lamego (Divisão de Monitoria), a Profa. Carla de Figueiredo Portilho e Profa. Silvia Maria de Sousa (Direção do Instituto de Letras), a Prof. Silvio Renato Jorge e Prof. André Luiz Dias Lima (Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura) pelo auxílio financeiro para a publicação, aos revisores discentes, às professoras Ana Borges e Carolina Paganine, e a todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento do Programa de Tutoria de Letras.
Niterói, janeiro de 2022.
Johannes Kretschmer
Mykaelle de Sousa Ferreira
Viviane Lourenço Teixeira
Júlia Vieira Correia
(Organizadores)