Descrição
Este livro teve como ponto fundamental o conhecimento do contexto em que se inserem os agentes educacionais do Município de Irecê, onde procurou-se entender o referencial em que atuam, tentando detectar os conhecimentos considerados válidos pela escola, e como ela encara, reage e absorve a política emanada dos órgãos superiores, bem como os pressupostos teóricos que orientam a ação do professor, inclusive no que se refere à avaliação da aprendizagem.
O mergulho na investigação realizada objetivou traçar um paralelo entre escolas de contextos diferentes, procurando detectar como se deu ou como se dá, no interior delas, a prática pedagógica, a organização dos espaços, do trabalho, o método de avaliação e os papéis assumidos pelos elementos que compõem a estrutura escolar. Além disto, busca comparar os avanços das lutas por uma educação de qualidade e verificar como ocorre a prática do currículo dentro das instituições de ensino. O livro apresenta importantes revelações a respeito da organização do trabalho didático em cada contexto observado, enfatizando a concepção de currículo, as ideologias e a participação dos profissionais em educação na sua construção, bem como as diretrizes legais dos anos 60 até os dias atuais.