Todos somos chamados à defesa das Universidade e do seu papel crítico dos rumos tomados pela sociedade brasileira quando a mercantilização da vida se torna o pensamento hegemônico na vida cotidiana e nas ações estatais. Ações que formatam o ensino superior aos moldes de uma estrutura empresarial e a criação científica, a conexão de saber, a relação entre ensino, pesquisa e extensão são sufocadas pela urgência da produtividade normatizada pelos indexadores internacionais.
Os cortes sucessivos nos recursos das universidades e das agências de fomento colocam no horizonte dias difíceis, onde a capacidade de resistência deve ser multiplicada. E resistir passa por reafirmar a defesa intransigente da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e comprometida com as demandas da sociedade que lhe sustenta. Defender a permanência de programas e projetos estimuladores da cultura acadêmica para que o espírito crítico não seja silenciado e sufocado pelas urgências mercadológicas e a produção em larga escala de mais do mesmo.
Dentro da esfera do ensino superior o Programa de Educação Tutorial possibilita aos graduandos construir um ambiente acadêmico, científico e institucional capaz de religar saberes e fazeres, bem como as dimensões do ensino, pesquisa e extensão. Contribui para a Universidade reafirmar seu papel de instituição superior. Superior no sentido de permitir a comunidade universitária condições para praticarmos uma espécie de clarividência lapidada décadas de abnegado, resignado e resistente trabalho com vistas a legar às gerações futuras um saber/fazer consistente, coerente e comprometido com as demandas da sociedade amazônida.
Dentre os espaço encontro anuais entre a comunidade petiana e a universitária em geral está a Jornada de Iniciação Científica. Momento, onde os Grupos PET expõe os resultados das pesquisas desenvolvidas. Neste espírito realizou-se a XVI Jornada de Iniciação Científica Jornada de Iniciação Cientifica dos Grupos PET (XVI JICPET), cujo tema é Diálogos Possíveis na Iniciação Científica: a importância do PET na Amazônia, foi realizada nos dias 03, 04 e 05 de outubro de 2023 na Universidade Federal do Pará. E foi organizada pelos discentes e discentes do Grupo PET Geografia e Grupo PET Engenharia Sanitária e Ambiental cujos nomes constam abaixo:
Alessandro Noronha da Silva
Aline Moreira Cordeiro
Ana Paula Bragança da Silva
André Gustavo Almeida Neves
Anna Thereza Correa Trindade
Antônio Henrique Rodrigues dos Santos
Danielle Grey Machado Pantoja
Giovanni Max Costa Ribamar
Hanna Rafaela Rodrigues Pinheiro
Jackson Vinicius de Oliveira Baia
Joabi Luiz Lima de Lima
João Matheus de Oliveira Campo
João Santos Nahum (Tuto do PET Geografia UFPA)
Karla Jackeline Costa Corrêa
Letícia Dos Santos Silva
Lindemberg Lima Fernandes (Tutor PET Engenharia Sanitária e Ambiental-UFPA)
Luanda Sabrina Rodrigues Rosa
Lucas dos Santos Castro
Malu Cristina Corrêa Rodrigues Freitas
Marília Gabriela Melo do Nascimento
Moisés Gonçalves Pizon
Nathalia dos Santos da Silva
Patrick Jorge Magina Farias
Pedro Henrique Pereira Carneiro
Rafael do Nascimento Pires
Sara Jéssica Farias Guimarães
Thaís Silva de Oliveira
Thiago Silva Carvalho
Wanessa dos Santos Menezes
A programação do evento esteve disponível no site https://www.even3.com.br/xvi-jicpet-2023-369716/ e foi composta por três mesas estruturadas em torno dos eixos basilares do PET, ensino, pesquisa e extensão. Todas realizadas pela turno da manhã. Assim, no dia 03/10/2023, realizou-se a mesa A arte da pesquisa: diálogos possíveis; no dia 04/10/2023, efetivou-se a mesma Ensino de Graduação e Formação Profissional: desafios da sociedade da informação; e no dia 05/10/2023 ocorreu a mesa Universidade e Sociedade: Práticas de Extensão. As mesas foram compostas por tutores de diferentes grupos e ocorreram no auditório do Instituto de Geociências da UFPA. Pela parte da tarde, no hall do Prédio Mirante do Rio, ocorreu a exposição dos trabalhos na forma de banners.
Os anais do evento configuram-se como testamento e testemunho do comprometimento do Programa de Educação Tutorial com o fomento da cultura universitária e sua integração com a sociedade amazônica. Esperamos que eles inspirem outros discentes a ingressarem no Programa e experimentarem o quanto é fascinante construir ensino, pesquisa e extensão de modo a transcender as províncias do saber e os limites da graduação.
Expressamos nosso agradecimento a todos e todas que construíram direta e indiretamente este evento. Cada ato foi imprescindível e importante. Esperamos que a próxima Jornada de Iniciação seja exitosa e gere fruto de esperança tal como esta nos legou.
Comissão Organizadora da XVI JICPET.