Descrição
O e-book “Dilemas da educação: diálogos entre práxis pedagógica, currículo e organização escolar” nasceu a partir do Ciclo de Atividades de Ensino em Políticas Educacionais, Curriculares e Ambientais desenvolvido na Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte (UPE-CMN) com a finalidade de debater temas transversais, propiciando momentos significativos de aprendizagens para a formação dos discentes de graduação desse campus.
Esse projeto de ensino foi levado a efeito pelos organizadores deste e-book e contou com a parceria do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o apoio da Associação Plena em Rede do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) que integra as principais universidades do Nordeste brasileiro (Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal Rural do Semiárido e Universidade Federal do Maranhão).
As propostas dos capítulos para a coletânea correspondente ao Ciclo evidenciam os principais desafios enfrentados na educação, no intuito de propiciar a emancipação dos sujeitos, desvelando os entraves enfrentados pelas unidades de ensino, discentes, docentes, currículos, políticas públicas e organizações sociais.
Deste modo, é mister retratar os percalços e possibilidades da educação em seu sentido amplo e estrito, discutindo dialeticamente a situação dos territórios em que ocorrem os processos educativos, de forma analítica e crítica, visando a mudança do status quo numa sociedade de classes.
Para isso, fez-se necessária a dialógica com as várias áreas do conhecimento, uma vez que o ensino e a aprendizagem correspondem ao desenvolvimento da formação humana de um determinado contexto espaço-temporal da vida social. Os trabalhos desta obra discutem sobre os temas decorrentes das políticas educacionais, curriculares, ambientais e das práxis pedagógicas, com predominância da geografia e educação geográfica.
Para melhor compreender tais temas na realidade da educação brasileira, introduzimos, nas próximas seções deste capítulo, uma breve apresentação sobre os desafios para superação dos problemas que permeiam cada um deles.
(Os organizadores)




