A Educação Ambiental vem permeando por todas as esferas da sociedade, propondo mudança de atitudes no comportamento do sujeito em relação à melhoria da qualidade de vida. Dentro desse contexto se discute na área educacional a educação ambiental como tema transversal no currículo das escolas, de forma interdisciplinar. Partindo dessa discussão objetiva-se analisar o trabalho desenvolvido pelos professores do 6º ano no Ensino fundamental maior, assim como, a participação do corpo técnico da escola sobre a inclusão da Educação Ambiental nas disciplinas, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta. Para embasar este estudo buscamos apoio em alguns teóricos: A Educação Ambiental Cuba (1998); Espirito Santo (2005); Rodrigues (2008): a Prática Pedagógica Franco (2012); Freire (2000) e Transversalidade PCNs (2005); Lei (9795/99), entre outros que se encontram fundamentando o texto. A metodologia utilizada será o estudo de caso dentro da abordagem qualitativa e para a obtenção dos dados utilizou-se a técnica do questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do 6º ano do turno da manhã e a coordenadora pedagógica deste horário, que atuam na referida escola. A análise do estudo afirma que a Educação Ambiental faz parte da prática dos professores, entretanto ainda de forma não tão consistente, a qual é constatada, que em parte é por resistência de alguns professores e outras por falta de conhecimento e formação continuada dos mesmos.
Sobre os autores
Zelinda Duarte Rodrigues e David Rodrigues Brabo.