No ano de 2023, o curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claros, campus Januária, iniciou um movimento instigante na direção de uma sintonia científica mais efetiva entre o corpo docente e os discentes da instituição. A meta foi ousada: transformar os Trabalhos de Conclusão de Curso e os Projetos de Pesquisa em textos originais para a publicação em periódicos eletrônicos. A iniciativa não era inédita, porém, o novo momento serviu para reafirmar, talvez de maneira mais entusiasmada, experiências que se desdobraram na aglutinação de uma rede colaborativa – uma bela amostra dos efeitos virtuosos da cooperação generosa.
O caminho aberto, inicialmente, uma estrada reta, logo se transformou em trilhas que se multiplicaram. Os primeiros pareceres de aprovação das revistas criaram um efeito motivador contínuo e contagiante. Publicações foram se avolumando, materializando, cada vez mais, o desejo de fomentar o debate acadêmico. A presente coletânea Educação Física e diálogos plurais: vol. I, organizada por Dr. Daniel Venâncio de Oliveira Amaral e Me. Adelson Fernandes da Silva, é resultado direto desta costura equilibrada, reunindo, em uma única obra, trabalhos de professores/alunos da Unimontes, Januária, aceitos em revistas nos anos de 2023 e 2024.
A chave desta obra está, em larga medida, no título, que revela duas variáveis que consubstanciam a publicação. A primeira, Educação Física e diálogos plurais, diz respeito ao repertório inovador de temas investigados. Lutas, sedentarismo e comportamentos influenciadores no Ensino Médio, danças no Ensino Fundamental, padrão alimentar e avaliação psicomotora na Educação Infantil, níveis de atividade física e bem-estar mental de acadêmicos, qualidade do sono e controle de ansiedade em praticantes de musculação, síndrome de Burnout e nível de atividade física em professores, são as temáticas incutidas nesta edição, acusando um difuso universo de interesse próprio ou que circunvizinha o campo da Educação Física. Já, a segunda, vol. I, expressa a intenção de uma inciativa duradoura, com um fluxo anual de aglutinação de pesquisas. Esperamos, no vol. II, previsto para 2025, superar os 9 (nove) capítulos da coletânea inaugural, ampliando o escopo investigativo e enraizando, definitivamente, o intento da coletânea.
O livro tem o objetivo abrangente de contribuir para os debates no campo da Educação Física, reunindo trabalhos atualizados e que refletem tendências, desafios e avanços nessa área de atuação. Interessa, especialmente, pesquisadores das áreas da Saúde e Ciências Sociais. Como organizadores, agradecemos os parecistas anônimos, pelas contribuições valiosas, A Revista Eletrônica Nacional de Educação Física (RENEF), pela presteza nas respostas dos artigos, a coordenação da Unimontes, Januária, pelo suporte, e a cada um dos professores e alunos envolvidos na construção deste inventário de pesquisas. Esperamos que a leitura do volume seja um fito inspirador de novas investigações.
Daniel Venâncio de Oliveira Amaral
Adelson Fernandes da Silva
(organizadores)