Descrição
É com grande satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica e ao público em geral o segundo volume da coletânea Educação Física e Diálogos Plurais. Esta obra é fruto do esforço coletivo de professores e estudantes vinculados à Universidade Estadual de Montes Claros, campus Januária, contando, ainda, com a valiosa colaboração de docentes de outras instituições de ensino superior. Reunindo pesquisas distintas em seus objetos e abordagens, o volume encontra unidade na busca pelo aprofundamento das discussões interdisciplinares no campo da Educação Física.
Nesta edição, os trabalhos concentram-se, em grande medida, na interface entre Educação Física, história e lazer, com especial atenção às manifestações culturais e artísticas desenvolvidas no estado de Minas Gerais entre os séculos XIX e XX. Todos os capítulos têm como foco empírico cidades mineiras, abordando temáticas como a história do cinema, a atuação de companhias artísticas itinerantes, os espetáculos teatrais e de fantoches, os matches de lutas em circos, bem como as sociabilidades populares e as práticas de lazer em comunidades rurais. O volume inclui, ainda, uma significativa reflexão sobre a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física.
A presente obra não teria sido possível sem o apoio institucional da coordenação do campus Januária, cuja dedicação tem sido essencial para a consolidação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por nossos docentes e discentes. Agradecemos, igualmente, às revistas científicas Revista Delos, Revista Historiador, Revista Hydra, Revista Temporalidades e Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, que acolheram parte dos textos aqui reunidos. Estendemos nosso reconhecimento aos pareceristas anônimos, que, por meio de críticas e sugestões, contribuíram de forma decisiva para o aprimoramento dos trabalhos apresentados.
Nosso desejo é que esta coletânea seja parte de um esforço contínuo de valorização das pesquisas produzidas no curso de Licenciatura em Educação Física da Unimontes, campus Januária, e da produção acadêmica de caráter interdisciplinar. Esperamos, com isso, dar continuidade a esta série de publicações em edições anuais, ampliando o espaço de debate crítico e de circulação de ideias no campo da Educação Física.
Daniel Venâncio de Oliveira Amaral
Adelson Fernandes da Silva
(organizadores)