Ledo engano querer acreditar que a educação diz respeito à tão somente às quatro paredes da sala de aula. Desde a sua dimensão ético-política, a educação precisa contribuir para a solução de problemas hoje tão preocupantes, os quais dizem respeito à própria sobrevivência da humanidade e do planeta, tal como alerta e denuncia o intelectual Ailton Krenak em Ideias para adiar o fim do mundo . É preciso, pois, pensarmos a educação com máxima urgência.
Neste entendimento, Educação & Sociedade: olhares multidisciplinares ocupa-se de analisar alguns aspectos da vida em exercício, tendo em vista a intrínseca relação educação e sociedade desde distintos olhares sob as lentes de dezesseis pesquisadoras e pesquisadores da educação que atuam nas mais variadas regiões do Brasil.
Os onze capítulos são escritas comprometidas com a reflexão do que pode a educação efetivamente engajada com e para a mudança social. Desde olhares multidisciplinares, as narrativas aqui tecidas focalizam diferentes formulações sob distintas perspectivas teórico-metodológicas que reverberam a máxima freiriana da epígrafe que inaugura este texto. E por falar em Paulo Freire, lembro-me agora da inquietação proposta por um dos mais renomados estudiosos do pensamento freiriano, o professor Balduíno Antonio Andreola:
A pergunta que levanto, para mim e para os que me lerem, é esta: Qual a contribuição que nos cabe darmos, como educadoras e educadores, para a construção de um mundo mais humano e solidário, numa época que muitos estudiosos consideram caracterizada por diferentes e cruéis formas de barbárie? (ANDREOLA, 2011, p. 313) .
Este livro é, por assim dizer, um memorial de contribuições que educadoras e educadores vêm evidenciando que, apesar dos pesares, é possível sim construir o mundo segundo a visão do professor Andreola: mais humano e solidário! Tal como se vês nas propostas de cada capítulo, a saber.
Boa leitura!
Prof. Jairo da Silva e Silva
Organizador