Descrição
A presente coletânea reúne textos apresentados durante a realização do V Painel do Núcleo Integrado de Pesquisas & Projetos de Engenharia (NIPE), ocorrido nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Tucuruí (IFPACT). O evento foi composto por diversas atividades técnicas e científicas, entre as quais se destacou a exposição dos trabalhos relacionados aos projetos de pesquisa aqui apresentados como capítulos que compõem este e-book, resultante de estudos situados na realidade local-regional.
Em consonância com esse contexto, escolheu-se como temática norteadora:
ENGENHARIAS, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E AMBIENTES DA AMAZÔNIA ORIENTAL: Experiências e Perspectivas construídas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.
De maneira didática, a fim de tornar a compreensão da presente obra mais acessível, sua leitura pode ser organizada em três seções:
i) ENGENHARIAS: seção responsável por ocupar papel central na construção de soluções que aliam inovação tecnológica nos processos produtivos de construção à valorização dos recursos — naturais e humanos — locais e regionais, de forma consciente, tanto no ensino e na formação profissional quanto no mercado de trabalho.
ii) INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: apresenta trabalhos de pesquisa que articulam ensino e transformação social, por meio do uso da informação e da tecnologia de maneira socialmente justa, indo além de uma lógica puramente mercadológica.
iii) AMBIENTES: propõe uma abordagem que compreende o ambiente como um todo, composto não apenas por elementos da “primeira natureza” (Est Natur), mas também pelos oriundos da interação com as atividades humanas — a “segunda natureza” (Zweit Natur). Essa seção traz uma contribuição substancial ao refletir sobre o fato de que o ambiente somos nós; e, sendo assim, sem o “nós”, não é possível garantir a longevidade de nossa sociedade no cosmos.
Ao todo, estão reunidos aqui dose (12) textos que discutem diferentes problemáticas alinhadas à temática proposta, com o objetivo de ressaltar o valor da produção científica oriunda do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), como fonte de inovação engajada com consciência e responsabilidade social — na busca pela superação do status quo vigente nas realidades estudadas no contexto da Amazônia Oriental. Boa Leitura!
Organizadores!