Descrição
Caríssimos,
Com muito orgulho e carinho lançamos em sua primeira edição o e-book “Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas: Artesanias para a Formação Profissional Docente”. Buscamos repassar em palavras os principais aspectos vivenciados e observados durante experiências na disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia, Paraíba. Material organizado por Samara da Silva Santos, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participante da vivência no estágio e apaixonada pela docência em sua essencialidade; Marcos André Cardoso da Silva, licenciado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestrando em Ciências do Solo (UFPB). A doutora Ângela Cristina Alves Albino, professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, também docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFCG) e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Curriculares de Formação Docente.
A educação apresenta papel importante na sociedade. Sua influência colabora no processo de formação do indivíduo. Concentra-se todos os olhares na trajetória acadêmica de futuros docentes, como base para profissionais aptos ao exercício da docência. Em sua conjuntura, o Estágio Supervisionado está presente em nossa grade curricular como uma disciplina direcionada a preparar o universitário de licenciatura para sua qualificação profissional, trazendo o viés de florescimento e evolução para o discente, que futuramente ocupará o papel de disseminador de saberes, através dos variados níveis que constituem o meio educacional. Ora, sua ausência dificulta ações pedagógicas quando o discente começa atuar na sala de aula.
A obra apresenta em seus capítulos, um panorama geral sobre os principais desafios enfrentados pela profissão docente, principalmente nas condições que varia desde espaço físico quanto as possíveis ferramentas disponíveis ofertadas para ministrar aulas de Biologia, assim como a formação docente necessária para constituir aulas significativas. Inclusive, trazemos com um olhar direcionado ao futuro, questionamentos quanto ao impacto na distribuição de conteúdo no ensino de Biologia encontrado no livro didático, atualmente.
Aborda também uma percepção introdutória em questionamento quanto a relação ensino – aprendizado desestabilizado pela influência da arquitetura, estrutura e condições físicas que interferem diretamente no bem-estar do alunado durante seu percurso nas instituições de ensino, dificultando absorção e construção de conhecimentos que necessitam de um solo fértil e seguro para germinar.
Portanto, pensar em educação de qualidade, tem sido desafiador. Reflete basicamente, no ato de compreender a complexidade que é ensinar Biologia, criando-se uma busca incansável de alternativas didático-pedagógica que possam ser utilizadas sadiamente, para um ensino de qualidade, combinada as condições estruturais do ambiente “escola”, assim possa ser possível formar ramificações seguras para a sociedade.
Os organizadores