Descrição
Caros professores,
Este Material Instrucional, intitulado “Formação Continuada de Professoras(es) da Educação Infantil no Contexto da Brinquedoteca Universitária da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, na Perspectiva de uma Pedagogia da Festa”, de autoria da Professora Mestranda Josivalda Claudia Duarte de Arruda e da Professora Dra. Maria de Fátima Gomes da Silva. Apresenta sugestões de atividades, com base na coleta de dados e nos resultados da pesquisa de mestrado da referida mestranda, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, linha de pesquisa Formação de Professores(as).
Com cuidado, destacaremos informações que servirão como suporte pedagógico e metodológico sobre as possibilidades de apresentar atividades que possam ser realizadas durante as formações continuadas para professoras(es) da educação infantil, com foco na organização da prática pedagógica, a partir de vivências lúdicas, tendo como base a perspectiva de uma pedagogia da festa.
Este material nos conduz por um percurso educacional que tem o potencial de expandir os horizontes da prática pedagógica, ao propor a pedagogia da festa como uma abordagem inovadora e lúdica, capaz de promover reflexão, criatividade e alegria. Esta proposta oferece novas possibilidades para a vivência do conteúdo curricular, ao mesmo tempo em que promove aprendizagens significativas, voltadas para o fortalecimento do senso de identidade e pertencimento à cultura local.
Tal abordagem, ao integrar elementos culturais e pedagógicos, visa não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também a construção de uma relação mais profunda e contextualizada das crianças com o seu ambiente sociocultural. Um exemplo disso é a festa da padroeira de Orobó-PE, que se configura como um espaço de celebração, onde seus diversos elementos comungam e reforçam as tradições locais, promovendo, assim, a intersecção entre a escola, a sociedade, a ludicidade e a prática docente. Esse processo permite que o ensino seja ampliado para além dos muros da escola, aproximando-se da cultura local e tornando-se mais atrativo para as crianças.
Este manual instrucional é produto das atividades realizadas em seis sessões de um Grupo Focal e desenvolvidas durante a coleta de dados da pesquisa que envolveu como participantes seis professoras de educação infantil da rede municipal de ensino de Orobó, agreste setentrional de Pernambuco, que teve como objetivo realizar formações continuadas com professores(as) da educação infantil do município de Orobó, estado de Pernambuco, orientadas para a organização da prática pedagógica, a partir de vivências lúdicas na perspectiva de uma Pedagogia da Festa, com o intuito de propor experiência que significativas na ressignificação da prática pedagógica. Foram realizadas seis sessões as quais ocorreram através de uma sala virtual pela plataforma google meet e para o aprofundamento da pesquisa utilizou-se o questionário semiestruturado aplicado virtualmente pelo google forms.
Esperamos que este material seja uma fonte de inspiração para a criação de experiências lúdicas e criativas, contribuindo para o fortalecimento do papel da escola como guardiã da cultura local e como promotora de uma abordagem pedagógica reflexiva, dinâmica e alegre. Ao longo deste manual, os leitores encontrarão seis seções estruturadas, nas quais são propostas atividades tanto reflexivas quanto práticas, com o objetivo de integrar a Pedagogia da Festa ao contexto escolar.
Vamos juntos construir esse caminho de aprendizagem e celebração!
(As autoras)