O presente trabalho apresenta uma série de estudos sobre formação e práticas docentes que abrange desde a educação infantil até o ensino superior. Os textos trazem contribuições relevantes ao apresentar estratégias e processos metodológicos tanto de acesso à escolarização assim como a formação continuada de professores que visam a valorização das diferenças relacionadas à construção social com ênfase a afirmação de gênero e identidade.
O primeiro texto preocupa-se com o acesso de estudantes da terceira idade ao ensino superior em vista do crescimento demográfico dessa população e o aumento da expectativa de vida. O estudo propõe compreender as metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por docentes voltadas à pessoa idosa e as dinâmicas utilizadas nas Universidades Abertas à Terceira idade. O procedimento metodológico foi por meio de um levantamento bibliográfico, a fim de compreender a dinâmica e métodos utilizados no ensino superior na terceira idade.
Diante do fracasso escolar e os preocupantes índices de desempenho da aprendizagem, o segundo estudo propõe refletir sobre as relações que compõem o processo de ensino e aprendizagem como perspectiva estratégica para melhorar a qualidade do ensino. A partir da pedagogia e das demais ciências que estudam os processos de ensinar e aprender, a pesquisa tem como suporte teórico autores que discutem as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon, sobre a aprendizagem e desenvolvimento.
O terceiro capítulo é um relato de experiência e tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelas crianças nas brincadeiras de faz-de-conta, dado a falta de recurso pedagógico, leva a docente criar mecanismos diferenciados para ensinar com criatividade. A produção desta escrita é oriunda das experiências da autora com crianças do maternal III durante o estágio em uma Escola Municipal de Educação Infantil do Estado de Rondônia, no segundo semestre de 2017.
O capítulo quatro e cinco são dois estudos de relato de experiências que abordam a temática de gênero e identidade sendo que o estudo da professora Simone Lucinda Cordiro Beijo tem como objetivo discorrer o processo de construção social acerca do machismo, por meio das conversas e dizeres de crianças de 2 a 3 anos de idade, durante as práticas das atividades diárias na Educação Infantil no município de Rolim de Moura – RO. O artigo do Professor Kary Jean Falcão trata-se de uma pesquisa realizada em 40 escolas no município de Porto Velho – Rondônia, com a participação de 175 professores que foram submetidos a uma entrevista com levantamento de informações sobre a construção da identidade e as contribuições da mídia nesse processo.
O capítulo seis a autora traz uma abordagem crítica sobre o processo de formação continuada de professores no Brasil a partir das tendências pedagógicas do início do século XX até os dias atuais, cuja reflexão se dá na perspectiva freireana com objetivo de transcender os convencionais e atuais pressupostos que fundamentam os processos de formação continuada em um contexto de educação prisional fundamentada nas ideias de reflexão crítica e emancipadora.
O último estudo tem como objetivo analisar dados bibliográficos e trazer de forma sucinta um dos principais fatores causadores dos transtornos de conduta em adolescentes, apontando assim os estilos parentais como o principal agente desencadeador. O estudo contribui para o desenvolvimento de trabalhos preventivos, de avaliação, orientação e intervenção.
Eraldo Carlos Batista
Kary Jean Falcão
(Orgs.)
Sobre os autores
Cecília de Campos França possui Graduação em Psicologia e Pedagogia pela Universidade São Marcos em São Paulo. Mestrado e Doutorado em Educação, subárea de Psicologia da Educação na PUC de São Paulo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Atuou em cursos de Especialização nas áreas de Educação e no mestrado em Educação da Unemat, Profa. em diversos cursos de licenciatura na EAD da Unemat. Profa. adjunta da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso. E-mail: [email protected]
Dione Martins Magalhães possui Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Psicopedagogia (2004), Educação Inclusiva (2007) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Porto Velho (2003). Servidora pública da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO). Membro do grupo de Pesquisas Centro Interdisciplinar em Estudos em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/HISTEDBR). Possui experiência profissional em Gestão Educacional em Presídio, Formação de Professores e profissionais para atuar em sistema prisional, Docência no Ensino Superior, Gestão Escolar, Orientação Escolar, Supervisão Escolar, assessoria pedagógica e elaboração de projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva. Possui pesquisas em Educação prisional, Formação de professores, Educação inclusiva, Educação infantil e Alfabetização.
Eliane Gusmão Ribeiro é Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, 2018. Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, 2018. Psicóloga Clínica e Consultoria Empresarial no Espaço Família – Rolim de Moura. Mestranda em Psicologia Clínica e de Aconselhamento pela Universidade Autónoma de Lisboa – Portugal. E-mail: [email protected]
Elizane Silva dos Santos é acadêmica do Curso de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. E-mail: [email protected]
Eraldo Carlos Batista possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura – FAROL, Especialização em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Atualmente é Doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS/Faculdade Católica de Rondônia – FCR. E-mail: [email protected]
Jair Pereira da Cruz possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rôndonia – UNIR e Letras: Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra e Gestão, em Orientação Educacional e Supervisão Escolar pela Faculdade Phenix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Mestrado em Educação, Pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat. Professor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. E-mail: [email protected]
Kary Jean Falcão é Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre em Ciência da Linguagem pela Universidade Federal de Rondônia UNIR e Pedagogo desde 1999. Técnico da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia na Gerência de Avaliação, Controle e Estatística – DGE/GCAE-SEDUC. Membro do Grupo de Pesquisa do PPG em Psicologia da PUCRS, Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais – PVPP. E-mail: [email protected].
Rosilda França Lima é Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. É aluna do Curso de Pós-Graduação em nível de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras pela Faculdade Santo André – FASA e Gestão Educacional e Docência para o Nível Superior pela Faculdade São Paulo-FSP. E-mail: [email protected]
Simone Lucinda Cordiro Beijo é Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduada no Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e acadêmica na Pós-graduação em Gestão Educacional e Docência para o Nível Superior pela Faculdade São Paulo (FSP). E-mail: [email protected]