A sociedade contemporânea está cada vez mais conectada ao mundo virtual. Assim, é imprescindível ressignificar as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas.
Observou-se então a necessidade de abordar os multiletramentos, a forma como os alunos se apropria das diversidades linguísticas e de formatos como áudios, textos, vídeos, gifs e das diversidades culturais para se comunicarem. Dessas percepções surge o tema da pesquisa: Google Suite For Education e práticas de multiletramentos. O Google Suíte For Education é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida do professor e do aluno, dentro e fora da sala de aula. A metodologia da pesquisa que foi baseada no Design Science Research (DSR), abordagem que operacionaliza a Design Science (DS), ou ciência do projeto.
Com o objetivo de melhorar o gerenciamento da sala de aula, foi criada no Google Classroom, uma turma para o 1º módulo do Ensino Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, para controlar num só ambiente virtual as postagens, envios e recebimentos dos trabalhos do componente curricular Design Digital. Concluiu-se que apesar de bem integrados às tecnologias, a maioria dos participantes ainda não faz um uso adequado dos dispositivos móveis, pois o acesso visa apenas ao entretenimento. Falta-lhes então uma visão ampliada das possibilidades educacionais e formativas que esses dispositivos oferecem. Portanto, esta foi uma experiência nova, plenamente válida já que permitiu aos participantes um contato com as tecnologias digitais diferente do que estão acostumados. Mais que isso,
estimulou a curiosidade, a postura de pesquisador, favorecendo a tomada de decisões, o repensar das ações e suas consequências, o aprimoramento da escrita, através das produções textuais e da leitura. Os resultados apontaram que o Google Suite For Education de fato contribui muito para as práticas de multiletramento, em especial quando se trata desta geração de nativos digitais, como é o caso dos participantes, que já nasceram em um cenário dominado pelas tecnologias de nformação e comunicação digitais. O potencial e a habilidade desta geração de lidar com as TDICs precisam ser mais bem explorados pelos professores para além de promover a aprendizagem significativa, criar ambientes interativos, abrindo espaço para que os alunos possam experimentar, criar, recriar o conhecimento utilizando essas tecnologias. Assim, esta experiência ressaltou a importância de oportunizar aos alunos de um contato interativo com as tecnologias digitais, abrindo espaço para que reflitam sobre as inúmeras possibilidades de exploração que elas oferecem. E, os benefícios como o aprimoramento de capacidades, habilidades e competências cada vez mais requisitadas no contexto contemporâneo competitivo.
A autora.