Esse material é o Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia apresentada ao Programa Nacional em Rede PROFBIO, da Universidade Federal do Pará, intitulado ‘Tirinhas de quadrinhos: um olhar lúdico para a abordagem da temática socioambiental no Ensino Médio’.
A proposta do guia didático é auxiliar professores(as) do Ensino Médio quanto ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos pertinentes à temática socioambiental.
Esse guia contém uma sequência didática, organizada a partir de uma atividade de campo, culminando na produção de tirinhas de quadrinhos construídas pelos(as) estudantes, com o objetivo de sensibilizá-los(as) a refletirem sobre questões socioambientais que afetam o planeta. Além disso, é uma forma de abordagem que estimula a mudança de comportamento, a partir da observação e compartilhamento de saberes, tornando-se atores sociais.
Rosicleide Mota Brandão,
Danielly Brito de Oliveira e
Jussara Moretto Martinelli-Lemos