O processo de formação de novos quadros de pesquisadores, independente da área de desenvolvimento do trabalho, é sempre um que demanda grande esforço e, sobretudo, investimento, de esforços, estudos e, sobretudo, tempo. O caminho mais comum para a formação de novos cientistas no Brasil passa pela formação em nível superior, acompanhada por programas desenhados para a capacitação para a pesquisa científica. Em geral, o processo se inicia durante os cursos de graduação, nos chamados programas de iniciação científica, que funcionam em parceria entre agências de fomento à pesquisa, notadamente o CNPq, mas também as agências estaduais, como a Fundação Araucária, no Paraná, e as universidades, em sua absoluta maioria públicas. Após a graduação dos jovens iniciados na pesquisa, o processo de formação se estende ainda ao longo do mestrado e do doutorado, ao final do qual se pretende encontrar um pesquisador plenamente capacitado a desenvolver investigações científicas de maneira autônoma, inovativa e propositiva, vindo de encontro às demandas e necessidades colocadas pela sociedade.
Ao longo de todo esse processo formativo, os pesquisadores em treinamento não apenas recebem instruções de como realizar pesquisas, mas já desenvolvem eles mesmos seus exercícios de investigação, sob a tutela e orientação de um pesquisador experiente, capaz de ajudá-los a identificar questões de investigação, aplicar metodologias de maneira consistente, identificar e apresentar adequadamente os resultados da investigação e tirar conclusões do processo de pesquisa. Isso gera, em seu conjunto, um grande volume de produção científica que, devido à sua natureza, muitas vezes não encontra vazão nos tradicionais espaços de divulgação de resultados de pesquisa – publicações e eventos científicos – e, consequentemente, acaba por não cumprir um dos papéis centrais da pesquisa, que é promover um impacto social positivo.
A obra que aqui se apresenta é um compilado de resultados de pesquisa de estudantes, pesquisadores em formação, do curso de Licenciatura em História e mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Ela vem cobrir esta importante lacuna na divulgação dos resultados das pesquisas de jovens cientistas em formação e traz a público de maneira sistemática os resultados de investigações realizadas no âmbito da História Antiga e Medieval nos diversos níveis de formação desta instituição, da Iniciação Científica, do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, e das pesquisas de Mestrado. A obra conta ainda com duas contribuições dos professores de História Antiga e Medieval da mesma instituição e fornece, dessa maneira, um panorama das pesquisas desenvolvida em Londrina.
Lukas Gabriel Grzybowski
(Organizador)