O afeto também implica em expressividade e comunicação, e é sobre esta ótica que abordaremos a afetividade que envolve a interação professor aluno, influenciando decisivamente no processo de aprendizagem. Em nossa pesquisa, procuramos enfocar a emoção de maneira ampla, na vida da criança em idade pré-escolar, e a influência destas sobre a aprendizagem. Outro ponto que consideramos relevante no estudo foi a auto-estima, um dos problemas que afeta emocionalmente grande parte do alunado, causando alterações no processo ensino-aprendizagem. Alguns casos de maior expressão dentro da sala de aula foram estudados, dando assim uma
melhor demonstração das possibilidades de êxito no trabalho com a afetividade.
Quando buscamos conhecimentos as emoções tornam-se presentes e também quando se estabelece relações com objetos físicos, concepções ou outros indivíduos. Afeto e cognição constituem aspectos inseparáveis, presentes em quaisquer atividades, embora em proporções variáveis. A afetividade e a inteligência se estruturam nas ações dos indivíduos.
A autora.