Prezado(a) docente, este manual tem como objetivo principal auxiliá-lo(a) no roteiro de aulas práticas digitais de Química na educação básica utilizando-se da Experimentação Digital de Química (EDQ). Este guia foi desenvolvido considerando-se a realidade educacional no ensino de Ciências da Natureza das escolas públicas brasileiras, podendo inclusive também ser aplicado na rede privada de ensino.
O Manual para a Experimentação Digital de Química (EDQ) oferta aos docentes a possibilidade de realizarem atividades experimentais de Química respaldadas nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com seus estudantes. Para guiar-lhe na aplicação desta intervenção didática foi desenvolvido este manual técnico que poderá auxiliar você nessa etapa. Use o manual, adote a EDQ e avalie como transcorrerá a aprendizagem de seus discentes.
Admitindo sua adesão à EDQ, o presente material orienta-lhe quanto às questões técnicas de infraestrutura escolar e também quanto às especificidades de alguns conteúdos de Química. Referentes às condições físicas da escola, o guia possibilita ao docente analisar qual a melhor rota de planejamento e execução da EDQ através do: “Infográfico possibilidades de rotas para aplicação da EDQ em aula”. Já quanto ao software, a prescrição é de utilizar a plataforma PhET colorado ou o seu aplicativo Offline “Virtual Science Lab”, dependendo do fator acesso à internet presente na escola. Esta plataforma tem várias simulações de Química e de outros componentes curriculares.
Dentre estas simulações, quatro temáticas de Química foram escolhidas na plataforma PhET (Physics Educacional Technology) oferecendo a você, professor(a), abordar estes conteúdos em suas aulas podendo utilizar as orientações técnicas de preparo da EDQ presentes neste manual. Os temas enfatizados foram: Análise de pH, Concentração molar, Estados da matéria e Estudos dos gases. Além disso, as temáticas selecionadas (concentração molar, análise do pH, Estudo dos gases e Estados da matéria) estão entre as que mais causam dificuldades de aprendizado nos discentes por apresentarem cálculos e trabalhar com o imaginário do(a) estudante.
O manual possui uma linguagem clara e pragmática buscando praticidade e agilidade nessa proposta de aulas digitais. Os passos podem ser seguidos em sua integralidade, ou podem sofrer alterações de acordo com o que o(a) professor(a) aplicador(a) julgar mais cômodo. Além de propor os roteiros das aulas, ele também norteia como prepará-las no que se refere ao Software Virtual Science Lab da PhET que é utilizado nessa proposta de ensino, assim como há também um direcionamento exclusivo para o preparo dos Hardwares, os quais estes últimos podem não estarem presentes em muitas escolas públicas. A seção Passo a passo para a aplicação da EDQ é composta pelo momento “Ações discentes”, que independentemente da plataforma utilizada (site do PhET ou aplicativo offline) estas ações serão realizadas pelos estudantes durante a aula.
Todo o material foi pensado na melhoria da qualidade de ensino de Química da educação básica brasileira, assim como no mesmo patamar em melhores condições de trabalho para a(o) professor(a). Trata-se de uma via de mão dupla; o(a) professor(a) contribui com suas ações e os resultados a curto, médio e longo prazo virão para todos os envolvidos, em especial para o(a) professor(a), que logo perceberá sua didática mais facilitada.
Quanto às especificidades de Química, cada EDQ é constituída por momentos de aula os quais demonstram como o docente deve mediar esta experimentação virtual, possibilitando aos estudantes interagirem com as tecnologias digitais (através do momento “Ações discentes”). Todo o manual foi elaborado visando melhorias no processo de ensino e aprendizagem de Química.
Você está pronta(a) para fazer o diferencial?
(OS AUTORES)