A formação profissional em saúde tem sido, por muito tempo, baseada em métodos de ensino tradicionais, onde o professor era o centro da aprendizagem, com o total domínio dos conteúdos e técnicas sem desenvolver o espírito crítico reflexivo dos alunos, formando assim profissionais com dificuldades para resolver problemas da sua realidade.
Com base nisso, a coordenação e o corpo docente do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), do Campus XII de Santarém, propôs uma reformulação do projeto político pedagógico tradicional em 2016, baseado na introdução de metodologias ativas, a fim de otimizar o processo de ensino-aprendizagem e organizar de forma mais clara e inteligente os conteúdos do curso.
Desde então, a preocupação com a formação do egresso de Fisioterapia da UEPA de Santarém tem sido alvo de discussões, chamando atenção para a necessidade de uma formação em consonância com os princípios preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), potencializando o profissional para encarar o mercado de trabalho, uma vez que o processo de formação acadêmica e/ou atualização profissional não se encerra com a concessão do diploma de graduação.
Com isso, o Arco de Maguerez foi escolhido como uma das metodologias ativas para ser trabalhada no primeiro semestre do curso de Fisioterapia – CAMPUS XII e tem sido uma ferramenta de fundamental importância e necessidade, pois enfatiza os problemas observados pelos próprios acadêmicos dentro da realidade da Universidade que precisam ser investigados, corrigidos e/ou aperfeiçoados.
Neste significativo livro, estão descritas dez realidades propostas pelos autores divididas em capítulos de acordo com a metodologia do Arco de Maguerez, sendo apresentada em duas seções com cinco capítulos que relatam a observação da realidade ocorrido em duas instituições educacionais: uma universidade e uma escola.
O primeiro capítulo se refere à ambiência, onde um determinado espaço utilizado para a manutenção de relações sociais seja transformado em um local com características humanizadas, visando ao acolhimento e pronto para receber a comunidade acadêmica.
O Capítulo 2 descreve a higiene íntima como fator de desequilíbrio na saúde íntima e mental feminina com propensão a constrangimentos e aflições, trazendo a concepção de fomento à empatia e respeito às necessidades fisiológicas e psicológicas, através da investigação e solução da problemática observada, promovendo qualidade de vida e bem-estar social, físico e mental do público feminino da Universidade.
O Capítulo 3 envolve uma abordagem voltada à ambiência na Universidade, porém levando em consideração fatores que interferem diretamente em transtornos músculoesqueléticos, como: hábitos posturais, sedentarismo, psicológicos, devido à intensa rotina de estudos, que impactam na qualidade de vida dos acadêmicos.
Em relação aos Capítulos 4 e 5, as problemáticas estão relacionadas aos níveis de estresse e ansiedade, respectivamente, investigados pelos acadêmicos que traçaram um perfil universitário, revelando as possíveis causas e propuseram soluções para ambas as temáticas.
Os capítulos de 6 a 10, relatam o que se observou na realidade com os escolares, e o que se aplicou como ação para intervir e minimizar os problemas identificados.
Este livro possibilita ao leitor notar e compreender tamanha sensibilidade com que os problemas elencados foram relatados, analisados e interpretados por uma ótica crítica, onde os autores propuseram não somente soluções, mas também profundas reflexões de um âmbito vivido por eles já no primeiro semestre de curso.
Os autores, com seu trabalho individual e coletivo, escreveram um capítulo importante não somente na história do curso de Fisioterapia da UEPA – Campus XII, mas também na de suas vidas profissionais, proporcionando à comunidade acadêmica suas próprias vivências e capacidades de lidar com elas, possibilitando novas perspectivas às próximas gerações de acadêmicos e propiciando a sua própria evolução.
Parabéns aos autores, minha eterna gratidão por ter feito parte do amadurecimento e crescimento acadêmico deles e ver todo esse resultado convertido neste livro inspirado através do brilhante evento ao qual fui convidada a fazer parte chamado “Seminário Integrador” coordenado pelas docentes Maiara Batista e Izabel Evangelista.
Profª Priscila B. de Lima