Apresentamos o livro com os textos a partir da vivência, diálogo e aplicação das ações educacionais dentro do eixo temático curricular do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará, campus XII, abordando Aperfeiçoamento em Educação em Saúde. Estes textos estão organizados de acordo com os eixos curriculares e articulados com as atividades desenvolvidas no semestre letivo do ano de 2024.
Este livro com os textos das atividades, enquanto material construído solidariamente por diversos autores, pretende ser um instrumento que ajude no desenvolvimento do curso e socialização da construção acadêmica. Os textos, em si, representam e agregam ideias que contribuem para provocar, sustentar e instigar o diálogo, pro-blematizando e elucidando reflexões e experiências em um período intenso e frutífero de coprodução entre docentes, discentes e comunidade.
Os textos foram elaborados para subsidiar as atividades propostas na condução do eixo temático curricular do Curso, no olhar de Aperfeiçoamento em Educação em Saúde, por isso figuram ensaios ou revisões de literatura que refletem os temas discutidos. Utilizem os textos de acordo com os seus interesses e objetivos. Esperamos com eles enriquecer os debates e oferecer um dispositivo pedagógico que vocês possam utilizar em outros momentos e situações da vida e no ambiente acadêmico, quando necessitem de mais elementos sobre a educação em saúde e os assuntos e temas aqui tratados, dando maior autonomia ao processo de construção do conhecimento de cada um de vocês.
O objetivo é o disseminar a educação em saúde para auxiliar em ações dentro do eixo curricular na formação do Ser Fisioterapeuta, levando a atenção futura a saúde, pressuposto essencial à qualidade dos serviços prestados em todas as suas etapas. Presta-se, por isso mesmo, aos alunos de Fisioterapia e a todos os demais que compõem a área das Ciências da Saúde, que atuam nos ambientes de atenção à saúde.
Os temas que compõem o conteúdo deste livro cobrem a maioria das questões suscitadas nesse domínio de conhecimento. Estão escritos de forma clara, simples, concisa e, sobretudo, prática, como cabe a um texto dessa natureza. Esta publicação foi escrita por um grupo de docentes e discentes, preocupados no cuidado de agregar informações que associam o conhecimento prático e a vivência deles na condução das atividades do eixo temático curricular do curso.
Prosseguindo a discussão sobre território e saúde, os textos aprofundam os assuntos gerais da saúde e a determinação social do processo saúde-doença e as possíveis articulações com a educação em saúde, as diferentes práticas de cuidado existentes no território e a autonomia dos sujeitos no processo saúde-doença-cuidado.
Como já dito, os conteúdos e temas que foram considerados estratégicos para embasar as discussões e reflexões ao longo das suas trajetórias formativas. Mais do que um conjunto de textos e palavras, esperamos que este material possa ser um instrumento sempre em construção, complementado com o saber e a experiência de vida de cada um de vocês.
Sintam-se convidados a debruçar no ato do ler… O debate está aberto!
Profª Ma. Elidiane Moreira Kono