Descrição
É com profunda satisfação e sentimento de realização que apresento este e-book, resultado de um processo formativo ímpar, desenvolvido no âmbito da disciplina Integração Ensino e Serviço do Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus XII, Santarém. Esta coletânea reúne as vivências e as produções dos nossos acadêmicos, frutos de experiências exitosas que integraram teoria, prática e compromisso social, consolidando os pilares fundamentais do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.
Ao longo deste semestre, a disciplina proporcionou aos estudantes a oportunidade de interagir diretamente com diferentes realidades sociais e institucionais, exercitando uma prática profissional crítica e reflexiva. A partir da aplicação da Metodologia da Problematização, estruturada pelo Arco de Maguerez, cada ação relatada neste e-book foi cuidadosamente elaborada para intervir em questões concretas, desde a observação atenta das necessidades locais até a proposição e implementação de soluções criativas e viáveis para as demandas observadas.
No contexto do nosso Campus universitário de Santarém, destacam-se ações voltadas à melhoria da ambiência e da qualidade de vida acadêmica, como a criação de uma caixa de sugestões para o ambulatório de Fisioterapia, o aperfeiçoamento do espaço de descanso com a aquisição de tatames, e a promoção de melhorias no conforto dos corredores. Esses projetos revelam o olhar atento dos nossos futuros fisioterapeutas para as condições que favorecem um ambiente acolhedor e humanizado, fundamentais não apenas para a saúde física, mas também para o bem-estar psicossocial da comunidade universitária.
Ainda no âmbito da universidade, merecem destaque as iniciativas que buscaram fortalecer o acesso à informação, como a produção de material informativo sobre os recursos da biblioteca e a difusão desses conteúdos por meio de estratégias comunicacionais criativas e inclusivas. A valorização da informação e do conhecimento como instrumentos de estímulo à autonomia evidencia o papel essencial da Fisioterapia como uma profissão que transcende o cuidado direto e atua na promoção da saúde em sua concepção mais ampla.
Nas ações realizadas em escolas da rede pública municipal, especialmente na Escola Princesa Izabel, os acadêmicos extrapolaram os muros da universidade, colocando em prática os valores éticos e humanitários que solidificam nossa formação. A implementação de uma biblioteca alternativa e a promoção do acesso à literatura infantojuvenil demonstram sensibilidade às necessidades educacionais e culturais das crianças e adolescentes, ampliando horizontes e estimulando o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo.
De igual importância, a doação de brinquedos sensoriais e a oferta de cadernos Montessori revelam a preocupação com a inclusão e com o atendimento às especificidades das crianças neurodivergentes, promovendo ações que respeitam e valorizam as diferenças. Tais medidas assumem uma dimensão educativa e social, contribuindo para a formação de pessoas mais independentes e inseridas nos espaços escolares.
Outra iniciativa de grande relevância foi a doação de kits de primeiros socorros e a capacitação dos profissionais da escola para o uso adequado desses materiais, além da orientação sobre condutas frente a situações emergenciais como desmaios e engasgos. Esta ação não apenas promoveu a segurança no ambiente escolar, mas também estimulou uma cultura de prevenção e resposta rápida, elementos indispensáveis para a proteção da vida e a promoção de ambientes escolares saudáveis.
Por fim, a realização de ações de ginástica laboral para professores reforça o papel da Fisioterapia na promoção da saúde ocupacional, prevenindo agravos musculoesqueléticos decorrentes das condições laborais e fortalecendo a consciência sobre a importância do autocuidado e da adoção de hábitos saudáveis no ambiente de trabalho.
Cada uma dessas experiências sintetiza o compromisso ético e social que orienta a formação em Fisioterapia da nossa universidade. São ações que extrapolam a mera aplicação de técnicas ou conhecimentos biomédicos, promovendo a integração da prática profissional com os determinantes sociais da saúde, com a promoção da cidadania e com a transformação das realidades vividas por diferentes grupos da sociedade.
Como professor, fisioterapeuta e coordenador adjunto do curso de Fisioterapia da UEPA em Santarém, sinto-me honrado em participar deste processo, acompanhando de perto o crescimento pessoal e profissional de cada um dos nossos acadêmicos. Esta obra materializa não apenas as ações desenvolvidas, mas, sobretudo, a trajetória de amadurecimento, protagonismo e compromisso social que nossos estudantes têm trilhado.
Que esta publicação inspire novas iniciativas, e que se multipliquem as experiências de integração entre academia e sociedade, e que sigamos, enquanto comunidade acadêmica, firmes no propósito de formar profissionais críticos, reflexivos, éticos, humanistas e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, sempre com sensibilidade e competência.
Parabenizo todos os envolvidos e desejo a todos uma excelente leitura!
Jorge Carlos Menezes Nascimento Júnior
Docente e Coordenador Adjunto do Curso de Fisioterapia
Universidade do Estado do Pará – Campus XII – Santarém