Vivemos em um mundo onde as inovações tecnológicas e científicas contrastam com uma educação demasiadamente tradicionalista. Embora o ensino superior viva um ambiente de mudanças, há uma resistência muito grande por parte dos professores em atualizar suas metodologias de ensino. O ensino tradicional consiste, com pequenas variações, em um modelo onde o professor explica os conteúdos, os alunos simplesmente decoram, quase sem nenhum questionamento com relação ao conteúdo junto ao professor e em seguida vem a aplicação de uma prova que vai medir o conhecimento do aluno através daquele mecanismo de avaliação. Neste cenário surgiram as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que permitem ao estudante reter maior quantidade de conhecimentos e os preparam para resolver problemas na vida profissional, além de desenvolverem habilidades de comunicação e liderança, facilitando o trabalho em equipes multiprofissionais. O novo estudante precisa estar adaptado às exigências modernas, que requerem maior conhecimento de temas gerais como globalização, tecnologia da informação, sustentabilidade, meio ambiente, economia, política, sociedade, integração, trabalho em equipe, comunicação e tolerância. A partir daí teremos uma substituição da memorização e a simples transferência de informações e habilidades pela construção do conhecimento a partir da vivência de situações reais ou simuladas da prática profissional, estimulando as capacidades de análise crítica e reflexiva.
Sobre o autor
Josimar Medeiros é Farmacêutico-Bioquímico graduado pela Universidade Estadual da Paraíba, com pós-graduação em Análises Clínicas e Mestrado em Saúde Coletiva pela UEPB e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Parasitologia Clínica, Bioquímica Hormonal, Deontologia Farmacêutica e Saúde Pública. É Professor Titular (Doutor D) da Universidade Estadual da Paraíba. Atua principalmente na área de Análises Clínicas, Epidemiologia, Endocrinologia e Parasitologia Humana.