Este livro foi pensado e desenvolvido a partir dos estudos, análises e conclusões da pesquisa intitulada “O Processo de Ensino e Aprendizagem da Aritmética na EJA em uma Escola Pública Tocantinense”, do Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com o objetivo de contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática, em especial da aritmética, a obra apresenta uma linguagem comunicativa simples, dinâmica e objetiva que favorece o envolvimento e a compreensão dos temas abordados por parte daqueles que a utilizam.
Este material busca apresentar uma proposta alternativa ao currículo da Matemática/aritmética para o Ensino Fundamental, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Segundo Segmento, mostrando o quanto ela é essencial na vida, independentemente da atividade profissional que exerça. Ademais, o domínio das habilidades aritméticas torna o dia a dia mais prático, acessível e transformador. A escolha dos conteúdos caracterizou-se por sua importância na utilização cotidiana, na continuidade dos estudos e no preparo para concursos e vestibulares. Fundamentada basicamente na resolução de problemas, tem como foco os desafios e anseios da aprendizagem matemática, com uma proposta pedagógica que auxilia na construção de novos saberes, com uma escrita e linguagem voltada para a realidade social, econômica e cultural, em particular do Estado do Tocantins.
A obra é formada por 12 capítulos. Possui uma abordagem metodológica sistematizada a partir de situações-problema, utilizando-se de algumas ilustrações que favorecem e ampliam o campo da compreensão dos conceitos. Os capítulos são compostos por definições, representações, exemplificações e aplicações. Ao final de cada um deles, tem-se uma pequena reflexão, na visão do autor, sobre o tema abordado, seguido de algumas atividades problematizadas, cujas respostas podem ser facilmente conferidas no final do livro.
Espera-se que este material possa contribuir para uma Educação mais democrática, acessível e de qualidade, e que os estudantes vejam nesta produção uma abertura para inserção no universo das oportunidades, seja na vida ou no trabalho. Enfim, que possa ser útil a todos aqueles que a utilizem, seja para revisar, ensinar ou simplesmente aprofundar os conhecimentos matemáticos, especificamente na aritmética. Neste sentido, este material pode contribuir para um aprendizado mais significativo, possibilitando o desenvolvimento das capacidades matemáticas, sanando dúvidas, ampliando saberes e ajudando nas conquistas.
(O autor)
SOBRE O AUTOR
Pedro Pereira Cortes Filho é mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Possui especialização em Avaliação Escolar em Matemática pela Fundação CESGRANRIO/RJ. Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação na Área Específica de Matemática, Ciências e Suas Tecnologias pela FACINTER/Curitiba-PR. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS. Professor de Matemática do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.