A pesquisa que apresentamos é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na área das Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Tocantins Cametá – Núcleo Oeiras do Pará, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Arcanjo da Costa (EMEFRAC), com professores da disciplina Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem qualitativa centrada na pesquisa-ação, com fundamentação teórica em Jean Piaget. O objetivo da investigação foi possibilitar a aplicação de práticas lúdicas, com foco no jogo de regras, pelos professores da disciplina Ciências Naturais em sala de aula. Na construção da atividade prática observamos que o professor interlocutor conseguiu criar situações de aprendizagem de acordo com o nível de conhecimento do aluno. Portanto, a partir dessa investigação concluímos que a ludicidade por meio do jogo de regras pode contribuir como ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem das Ciências Naturais.
(Os autores)
O JOGO DE REGRAS NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS (96 downloads )