Durante muito tempo a profissão docente era vista nos moldes tradicionais, o professor ocupava o local ativo da relação ensino e aprendizagem, inculcava os conhecimentos nos estudantes, não levando em consideração os saberes socioculturais que os estudantes trazem para o espaço escolar. No entanto, no decorrer do tempo esses pensamentos pedagógicos foram refutados, surgindo, portanto, propostas mais progressistas de se pensar a educação.
Um desses pensamentos pedagógicos é a proposta do professor reflexivo que foi pensando inicialmente por Jhon Dewey e Donald Schön, os quais defendem a realização de uma reflexão intencional das ações pedagógica do docente na sua prática de ensino. No Brasil autores como Pimenta e Libâneo conseguem trazer mais elementos sociais e críticos para essa reflexão. Uma iniciativa de refletir a prática educativa sob o prisma cultural, econômico, social e pedagógico.
O trabalho de Gésus de Almeida Trindade, nessa circunstância, busca trazer esses conceitos para a realidade do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação (Parfor), uma feliz tentativa de conectar o processo formativo com a prática pedagógica. No entanto o referido autor traz outros elementos que são cruciais para pensar esse processo, ouvir os docentes envolvidos nessa formação, com isso, surgem categorias externas e internas do espaço escolar que dificultam exercer a formação e o próprio ensino nos moldes reflexivos.
Este livro, portanto, constitui bastante oportuno para repensar a formação de professores que estão inseridos nas escolas e acrescenta qualitativamente em uma roupagem formativa reflexiva das ações pedagógica, sobretudo no ensino da matemática, uma área de conhecimento considerada, por muitos estudantes, uma disciplina de difícil compreensão.
Gardênia Oliveira Muniz
Mestra em Educação e Ensino de Ciências e Matemática
SOBRE O AUTOR
Gésus de Almeida Trindade: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, 2012) e, pela mesma universidade, possui mestrado em Educação Científica e Formação de Professores (UESB, 2019). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC). Atualmente, é pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO, Campus Uruçuca) e professor responsável pela disciplina Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos no curso de Especialização em Educação Científica e Cidadania da referida instituição. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Masculinidade negra; evasão escolar; formação de professor. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8535261151864348.