Este livro é o resultado de um estudo que buscou pesquisar e compreender o preconceito linguístico na escola e destacar os impactos que ele poderá causar no processo de aprendizagem dos estudantes jovens e adultos, uma vez que tal preconceito se baseia fundamentalmente na ideia de que a língua portuguesa se resume geralmente naquela que é ensinada nas escolas, ignorando assim as demais variedades linguísticas trazidas pelos alunos. Quando isso acontece, aqueles que falam “diferente” da norma estabelecida como padrão se sentem inibidos diante dos demais, afinal a língua é um dos bens mais preciosos que um povo pode ter e por isso ela deve ser respeitada diante das suas variações, uma vez que respeitar a língua, como afirma Bortoni-Ricardo (2005, p.15), é respeitar a cultura.
O preconceito linguístico no ambiente escolar e seus reflexos no processo de aprendizagem dos estudantes jovens e adultos
Maria Felix Lopes da Rocha
ISBN: 978-65-89910-93-0 (Versão impressa)
ISBN: 978-85-9535-183-7 (Versão digital)
Livro impresso 14x21cm
82 páginas
Ano: 2022
Sob encomenda.
Por favor, entrar em contato com josebvicente@bol.com.br
Categorias: Catálogo de Livros, Itacaiúnas Acadêmica, Livros impressos
Tags: Ciências humanas, Educação - Pedagogia
Reportar Abuso
Produtos relacionados
-
Difusão do Conhecimento Científico - DCC
Panoramas da geografia piauiense: reflexões teóricas, revelações empíricas
-
Literatura Itacaiúnas
Antologia Rio de palavras: literatura em versos e prosa
-
Catálogo de Livros
Pitadas de coaching: uma coletânea de artigos do blog “Questão de coaching”