Quando os organizadores desta obra coletiva, meus queridos amigos e ex-alunos Diego Henrique Damasceno Coêlho e Camila Braga Corrêa, pediram para que eu fizesse a apresentação do livro, isso me deu imensa alegria e orgulho. Alegria porque vejo que um trabalho de tamanha qualidade e ao qual foram dedicados tantos esforços vem a público; orgulho por ver efetivado, na forma de um livro, um projeto inovador, no qual estão depositados valores, convicções, metodologias e elementos pedagógicos dos quais me faço subscritor.
Os organizadores foram idealizadores e protagonistas principais na estruturação e consecução de um projeto voltado à formação de alunos na direção destes se tornarem estudantes pesquisadores. Tal projeto envolveu alunos de graduação e de mestrado na área jurídica, ao longo de um semestre letivo, mediante a aplicação de metodologias ativas, em trabalho de parceria voltada para a produção de artigos científicos que envolvessem a temática da resolução de conflitos e seus meios de viabilização
Sob a coordenação da Camila e do Diego, alunos graduandos do 8º período do curso de Direito do Centro Universitário UNIFACIG e mestrandos do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense – PPGJA/UFF, de agosto a dezembro de 2018, produziram os textos que compõem este livro, no âmbito da experiencia didático-científica levada a efeito através da Oficina de Metodologia Ativa e Produção Articulada: Conciliação, Mediação e Arbitragem – OMAPA/CMA.
Com um planejamento sério e uma execução sistemática, somente possíveis graças ao comprometimento com o aprendizado manifesto pelos sujeitos participantes do projeto, os textos foram produzidos em grupo, avaliados pelos demais grupos, com níveis de aperfeiçoamento e de correção pautados em parâmetros técnicos, sob acompanhamento dos mestrandos da equipe. Ou seja, um esforço coletivo que mobilizou mais de 60 pessoas ao longo de seis meses e que agora tem o seu coroamento através da publicação do livro, igualmente viabilizado por recursos próprios dos seus organizadores.
O esforço de semear novas perspectivas educacionais levado adiante pelos estimados mestres Camila e Diego é comovente e inspirador. Eles, jovens pesquisadores enveredados nas investigações jurídicas, não apenas se preocuparam em caminhar rumo à própria formação acadêmico-científica, mas conduziram outros jovens a segui-los nesta empreitada.
Dos frutos colhidos neste projeto, alguns são visíveis e de excelente qualidade, como é o caso dos artigos que compõem este livro ora disponibilizado aos leitores. Outros frutos, porém, talvez mais saborosos e importantes, não são perceptíveis a quem olha apressadamente ou superficialmente a existência humana: são os frutos do sonho, da possibilidade e do conhecimento.
Diego e Camila, mais que um livro, geraram possibilidades de vida para quem provavelmente não as teria sob outras circunstâncias, permitindo com que muitas pessoas se sentissem, pela primeira vez, capazes de produzir algo relevante e grandioso em termos de contribuição para o conhecimento e para a sociedade. E disso certamente brotaram inspirações para Trabalhos de Conclusão de Curso, prosseguimento de estudos para Pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu, bem como a formação de pessoas com espírito de investigação científica.
Por todo este cenário, a obra “Oficina de Metodologia Ativa e Produção Articulada: Conciliação, Mediação e Arbitragem”, merece ser lida, saboreada e louvada, pelo mérito acadêmico que possui e pela qualidade humana que traz implícita em cada página. Este é um livro onde cada linha traz, misturada às tintas da impressão, o sangue, o suor e as lágrimas de quem se esforçou muito para tornar isso tudo possível. E é essa presença de vida que torna uma obra literária importante, significativa no contexto científico, razão pela qual recomendo a leitura a todos.
(Os organizadores)